A seleção portuguesa vai defrontar, no Mundial na Austrália e Nova Zelândia, duas seleções no top-10 do ranking mundial da FIFA. Os Estados Unidos, que venceram as duas últimas edições do Mundial, lideram o ranking, enquanto os Países Baixos, finalistas vencidas em 2019, ocupam a oitava posição. A seleção do Vietname completa o Grupo E, numa estreia absoluta em fases finais de campeonatos do Mundo.
Corpo do artigo
Portugal garantiu esta quarta-feira de manhã uma inédita participação no Mundial de futebol feminino de 2023, ao derrotar os Camarões por 2-1. A equipa lusa já sabe a composição do grupo em que está inserida e vai enfrentar, no Grupo E, os Estados Unidos, os Países Baixos e o Vietname. A competição decorre na Nova Zelândia e na Austrália de 20 de julho a 20 de agosto.
O sorteio realizado em dezembro ditou que a equipa de Francisco Neto tem pela frente duas das melhores seleções do Mundo, sendo os Estados Unidos apontados como grande favoritos a levantar o troféu em agosto.
A equipa de Vlatko Andonovski é historicamente uma das mais fortes da atualidade e, após duas conquistas consecutivas (2015 e 2019), vai querer revalidar o título e cimentar o estatuto de melhor seleção do Mundo. No plantel conta com estrelas como Alex Morgan, Megan Rapinoe, Sophia Smith e Lindsey Horan.
As norte-americanas detêm o recorde de troféus (quatro) e nunca ficaram abaixo do terceiro lugar em todas as edições, desde 1991, pelo que são vistas como amplamente favoritas para vencer o Grupo E.
No histórico entre a seleção portuguesa e a norte-americana, a equipa das quinas nunca conseguiu levar a melhor, alcançando um empate (0-0) como melhor resultado em 11 partidas. Porém, os encontros entre as duas seleções têm sido significativamente mais nivelados desde 2018. A última vez que se defrontaram, os Estados Unidos bateram Portugal por 1-0, em junho de 2021, num jogo de caráter particular.
Já a seleção dos Países Baixos está no oitavo lugar no ranking da FIFA (sexta melhor equipa europeia) e parte para este Mundial como finalista derrotada em 2019. A maioria das jogadoras neerlandesas joga nos principais clubes europeus, como o Chelsea, Wolfsburgo, Lyon e Barcelona. Lieke Martens, Vivianne Miedema e Danielle van de Donk são algumas das principais estrelas da equipa.
Portugal venceu apenas uma vez a Laranja Mecânica em oito partidas, tendo perdido as restantes sete. O único triunfo luso ocorreu há mais de 20 anos, numa partida a contar para a qualificação do Mundial em 2003. O duelo mais recente foi em julho do ano passado, com a vitória a sorrir às neerlandesas (3-2) no campeonato da Europa.
O Vietname, por outro lado, nunca defrontou Portugal em encontros oficiais ou amigáveis.
A seleção asiática, que ocupa a 34ª posição no ranking da FIFA, garantiu um lugar inédito no Mundial através do play-off da Taça Asiática, batendo a equipa do Taiwan por 2-1, já há mais de um ano. Todo o plantel é constituído por jogadoras que atuam no campeonato vietnamita.
O sorteio não foi simpático para Portugal, que vai jogar contra duas das melhores seleções do mundo na sua primeira participação de sempre num Mundial.