No arranque dos oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, o Arsenal praticamente validou a qualificação para a fase seguinte, ao golear em Eindhoven, Países Baixos, o PSV, por 7-1. No jogo mais aguardado do primeiro dia, o Real Madrid bateu em casa o Atlético, por 2-1, ficando em vantagem, no duelo madrileno.
Corpo do artigo
O Arsenal assinou a goleada do primeiro dia dos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao vencer em Eindhoven, nos Países Baixos, o PSV, por 7-1, resultado que praticamente coloca a equipa de Londres nos quartos de final.
Os gunners resolveram o jogo cedo e rapidamente chegaram a uma vantagem de três golos sem resposta, graças aos tentos apontados por Timber (18 minutos), Nwaneri (21) e Mikel Menino (31). Antes do intervalo (43 minutos), o PSV reduziu para 1-3, num penálti de Noa Lang.
No início da segunda parte, o Arsenal chegou rapidamente aos 5-1, com golos de Martin Odegaard (47 minutos) e de Leandro Trossard (48). A goleada subiria depois para os 6-1, à passagem do minuto 74, em novo tento de Martin Odegaard. O definitivo 1-7 surgiu aos 85 minutos, por intermédio de Riccardo Calafiori.
Em Madrid, o dérbi local foi emotivo. O Real adiantou-se cedo no marcador por Rodrygo (4 minutos), mas o Atlético respondeu após a meia hora inicial (32 minutos), num golo de Julián Álvarez. No recomeço, os madridistas voltaram para a frente do marcador, fruto de um golo de Brahim Díaz (55 minutos), que protagonizou uma boa iniciativa individual. O resultado não voltaria a sofrer alterações.
Na Alemanha, Borussia Dortmund e Lille empataram a um golo. Os alemães marcaram primeiro, por Karim Adeyemi (22 minutos), tendo a equipa francesa alcançado a igualdade já no segundo tempo (68 minutos), por Hákon Haraldsson.
A ronda dos oitavos de final começou à tarde, com o Aston Villa a vencer na Bélgica o Club Brugge, por 3-1. A equipa inglesa marcou cedo (3 minutos), por intermédio de Bailey, mas sofreu o empate ainda no quarto de hora inicial (12 minutos), num golo apontado por De Cuyper.
Na segunda parte, a equipa da cidade de Birmingham marcou dois golos sem resposta e garantiu o triunfo. Primeiro beneficiou de um autogolo de Brandon Mechele (82 minutos) e, perto do fim (88), Marco Asensio, de penálti, fixou o definitivo 1-3.