Leça Futebol Clube conta com 17 equipas e 300 jovens nas camadas jovens. Objetivo é continuar a evoluir
Corpo do artigo
Julho de 2015. Restam meia dúzia de bolas, uns quantos coletes e uma dezena de contactos telefónicos. Para muitos poderia ser o princípio do fim, mas para os responsáveis do Leça Futebol Clube foi apenas uma ação necessária para devolver a identidade ao clube. Longe vai esse passado recente, com apenas 50 jovens, e muita indecisão relativamente ao futuro. As vicissitudes deram força aos responsáveis leceiros e, agora, com mais de 300 jovens na formação, os tempos são de prosperidade e confiança. "A nossa formação estava entregue a uma entidade externa e tivemos de a resgatar. Sentimos que, aos poucos, a nossa identidade se estava a perder e não podíamos permitir. Claro que essa ação foi dura para nós porque perdemos muito material desportivo e vários atletas. Mesmo assim, fomos à luta. Não virámos a cara à luta e hoje estamos a colher os frutos do nosso esforço", começou por dizer Pedro Vieira, um dos responsáveis pela formação do Leça Futebol Clube.
Com todos os escalões completos - alguns deles desdobram-se em duas equipas - a juventude prospera no Estádio do Leça FC. É o sol da bonança depois da tempestade, a iluminar um clube que em tempos andou pelos palcos da primeira liga portuguesa. "Sentimos que todos os anos temos um aumento de jovens. Já estamos com 17 equipas em competição e mais 30 atletas que, devido à idade, não integram ainda a vertente competitiva. Neste momento, ultrapassamos os 300 atletas, dos quatro aos 18 anos", disse Srdjan Slagalo, ex-atleta do Leça que assumiu as funções de coordenador das camadas jovens em 1998.
No relvado, os futuros craques conduzem a bola com a determinação de quem quer chegar longe. Desde novos aprendem que o fair play é um requisito fundamental para a prática desportiva. E diga-se: levam o ensinamento à risca. "Somos um clube simpático que privilegia o desportivismo. Muito mais que formar jogadores, queremos dar bons ensinamentos humanos", revelou Pedro Vieira.
Para já, neste renascimento das cinzas, ainda há muito a melhorar. Como a logística. Não fosse o apoio dos pais e tudo seria ainda mais difícil. "Andamos um pouco com a casa às costas. Temos uma estrutura de diretores montada que é a base para tudo. A maior parte deles são "carolas" que fazem isto por amor ao clube", afirmou Pedro Vieira.
O sol vai caindo e os treinos chegam ao fim. A luz começa a dissipar-se, ao contrário dos sonhos. Esses, são inquebráveis, como garante Srdjan Slagalo. "Estamos vivos e novamente com a nossa identidade bem vincada. Queremos que os jovens sintam este emblema".
B.I.
Leça Futebol Clube
Fundação: 1912
Sócios: 1000
Atletas na formação: 300
Palmarés: Subida à I Divisão da AF Porto (juniores e iniciados em 2016/17 e juvenis e infantis em 2017/18)
Treinos: de segunda-feira a sexta-feira
Horários: das 18 horas às 22 horas
Mensalidade: dos 25 euros aos 30 euros