Titularidade e oferta do Rennes sensibilizam as águias que já informaram o defesa brasileiro.
Corpo do artigo
O clube da Luz vai avançar com o processo de renovação de Morato que, sabe o JN, deve ficar finalizado até ao final da janela de verão ou o mais tardar em meados de setembro. Ao que apurámos, o clube já informou o jogador que deseja avançar com o processo de forma rápida e com intuito de ajustar o vencimento do brasileiro que tem contrato até 2024.
A titularidade na pré-época pela mão de Schmidt, que também pediu a sua permanência, influenciou de forma preponderante a posição da SAD que recusou sucessivas ofertas do Rennes e informou o jogador do desejo de renovar.
A última investida francesa a propor 15 milhões de euros para as águias - valor inicialmente exigido - e cerca de um milhão de euros líquidos de salário para o jogador, montante muito superior ao que o aufere na Luz, são fatores que devem ser considerados no processo de renovação. Morato tem a expectativa de ver as suas condições melhoradas.
O processo de renovação esteve para ser efetuado ainda em 2021. No entanto, a convulsão vivida no final do ano - saída de Jorge Jesus e a entrada de Nélson Veríssimo - deixaram o dossiê em suspenso.
A chegada de Schmidt, que apostou no jovem atleta em detrimento de Vertonghen e as lesões de João Victor e Lucas Veríssimo, também criaram uma janela de oportunidade aproveitada pelo defesa.
O Benfica, que pagou 7,5 milhões de euros em 2019 por 85% dos direitos económicos do atleta, equacionava no ano passado comprar a parte remanescente (15%) ainda detida pelo São Paulo.
Noutro âmbito, os encarnados mantêm contactos por Fredrik Aursnes, médio do Feyenoord, mas tal como referimos oportunamente o caso só avançará definitivamente após as saídas de Weigl e Meité.