Capitão do F. C. Porto faz 40 anos daqui a dois meses e tem contrato até junho, mas a SAD dos dragões e Sérgio Conceição querem que continue.
Corpo do artigo
Pepe é um dos jogadores do plantel do F. C. Porto que terminam contrato no fim da época em curso, a par de Matheus Uribe, Marcano e Manafá, mas o cenário de renovar está completamente em aberto e, ao que o JN apurou, isso apenas depende da vontade do jogador.
A dois meses e meio de fazer 40 anos, o central mantém-se em plena forma, como se tem visto pelas exibições no Catar ao serviço de Portugal, e a idade não é, em condições normais, impeditiva de continuar a jogar na próxima temporada. A SAD portista e Sérgio Conceição contam com o capitão para 2023/24, assim este manifeste esse desejo.
O treinador do F. C. Porto tem feito elogios recorrentes ao caráter e ao espírito competitivo do internacional português, tendo mesmo dito em público que se trata de um dos "pesos-pesados" do balneário azul e branco. Conceição também sabe que, aos 39 anos, Pepe dificilmente fará os jogos todos, mas a forma como tem recuperado de alguns problemas físicos mostra que continua a ter vontade de estar em campo sempre que possível.
A última lesão sofrida pelo central, uma entorse que afetou o ligamento colateral interno do joelho esquerdo, obrigou-o a uma paragem de um mês e chegou a pôr em risco a convocatória para a seleção, mas Pepe fez tudo para recuperar porque tinha o sonho de participar pela quarta vez num Mundial.
No Catar, só não jogou na estreia de Portugal, diante do Gana, e mostrou toda a qualidade e experiência que possui nas partidas seguintes (foi titular contra Uruguai, Coreia do Sul e Suíça), tendo abrilhantado as exibições com um golo aos helvéticos nos oitavos de final, que o tornou o segundo jogador mais velho a marcar numa fase final, só atrás de Roger Milla, lenda dos Camarões.
Uma vez terminado o Campeonato do Mundo, Pepe voltará ao Olival para a segunda parte da época e terá tempo para tomar uma decisão relativamente ao futuro no F. C. Porto. No plantel, Sérgio Conceição tem Marcano, Fábio Cardoso e David Carmo como outras opções para o eixo defensivo, não estando descartada a contratação de outro central no mercado de inverno, conforme o JN já noticiou. Essa possibilidade, ao que apurámos, nada tem a ver com a possível renovação de Pepe, cuja importância no grupo de trabalho é intocável.