O ala internacional português Ricardinho foi, esta sexta-feira, eleito o melhor jogador de futsal do mundo, depois de ter conquistado o mesmo troféu em 2010 e 2014.
Corpo do artigo
O jogador português, de 30 anos, bateu na votação o espanhol Miguel Sayago Martí "Miguelin" e o brasileiro Fabricio Bastezini "Gadeia", numa distinção que premeia os melhores de 2015.
Sou um homem muito feliz, mas pareço um menino que marcou o seu primeiro golo
"Sou um homem muito feliz, mas pareço um menino que marcou o seu primeiro golo e está absolutamente nas nuvens", reagiu o jogador português na sua rede social.
O internacional luso deixou também agradecimentos ao seu clube, o Inter Movistar, à Federação Portuguesa de Futebol, aos companheiros e ao futsalplanet, site especializado e que conduz a votação, dizendo que o reconhecimento pela terceira vez é o "melhor 'hat-trick'" da sua carreira.
Ricardinho foi eleito pela primeira vez o melhor do mundo em 2010, num ano em que o Benfica foi considerado a melhor equipa, numa época que terminaria com a conquista do título europeu (UEFA Futsal Cup), frente aos espanhóis do Interviú (3-2).
Os "encarnados" também concorriam na categoria de melhor equipa de 2015, mas a distinção coube ao atual clube de Ricardinho, os espanhóis do Inter Movistar, seguidos do Kairat Almaty, do Cazaquistão, e do Carlos Barbosa, do Brasil.
Outras nomeações eram as de Miguel Ângelo, do Sporting, para jogador-revelação, do italiano Alex Merlim, também dos "leões", para melhor jogador, e do treinador do Benfica, Joel Rocha, mas todos ficaram fora do pódio.
Entre as revelações de 2015 o prémio foi para o espanhol Adolfo Fernandez, enquanto Jesús Velasco Tejada, também de Espanha, foi eleito o melhor treinador.
Além de Ricardinho, Portugal também colocou a guarda-redes Ana Catarina no pódio, com a jogadora do Benfica a ficar em segundo lugar na votação para a melhor guardiã do mundo no futsal, atrás da espanhola Belén De Uña Marzo.
Ana Catarina regressou na última época ao Benfica, o seu clube de sempre, depois de uma experiência de um ano nos italianos da Lazio.