Jogo talhado para o nulo resolvido a seis minutos do fim por jovem avançado luso-tunisino. Leões somam três pontos e, antes da receção ao F. C. Porto, mantêm os olhos postos no pódio
Corpo do artigo
Vitória difícil do Sporting em Vila do Conde, frente a um Rio Ave que equilibrou os acontecimentos em grande parte do jogo, mas acabou por sair derrotado, graças a um golo apontado a seis minutos do fim por Chermiti, jovem avançado que se vem afirmando na equipa, dada a falta de alternativas de Ruben Amorim e o castigo aplicado a Paulinho.
Num jogo que parecia condenado a terminar como começou, uma boa abertura de Gonçalo Inácio permitiu ao jovem avançado luso-tunisino, mesmo com um remate que nem levou muita força, bater o guarda-redes Jhonatan e assinar o único golo da noite.
Após a goleada ao Braga (5-0) e antes do clássico de domingo frente ao F. C. Porto, a equipa de Ruben Amorim alcançou um resultado que foi bem melhor do que a exibição. Os leões, sobretudo na primeira parte, denotaram muitas dificuldades para lidar com a boa organização defensiva do adversário que, além disso, preencheu bem o meio-campo e travou o ímpeto leonino.
Tirando um remate perigoso de Morita, a meio do primeiro tempo, o Sporting sentiu muitas dificuldades para se acercar com perigo da baliza vila-condense.
No lado contrário, tirando uma iniciativa de Boateng, no início da segunda parte, que Adán deteve, e um lance de Hernâni já nos descontos, o Rio Ave também não criou lances de muito perigo.
Face à persistência do nulo e a falta de inspiração da equipa para sequer rematar de forma enquadrada, Ruben Amorim foi mexendo na equipa. Trincão e Arthur Gomes foram as primeiras apostas do técnico saídas do banco, mas seria depois de Jovane entrar que a equipa chegaria ao golo e garantiria o triunfo. Após marcar, o Sporting segurou a vantagem sem problemas e ainda houve tempo para a estreia dos reforços de inverno Diomandé e Bellerín.
Para o Rio Ave, a derrota sofrida agrava a pior fase da temporada (seis jogos sem vencer). A equipa da Caravela mantém-se com 21 pontos, mas caiu para o 13.º lugar.
Mais: Chermiti marca, ao quinto jogo pela equipa A do Sporting. Pedro Gonçalves e Morita a escapar à mediana. Guga e Samaris mereciam mais.
Menos: A fraca qualidade do jogo. Erro fatal de Patrick William no golo. Nuno Santos retraído, talvez a tentar escapar ao amarelo que o tiraria do clássico.
Árbitro: Arbitragem positiva. Num jogo sem casos relevantes para resolver, seguiu bem as incidências. Na disciplina esteve em bom plano.
Veja o resumo do jogo:
https://jn.vsports.pt/embd/83220/m/12037/jn/356c308406171079bcf4f3fdd74fdfec?autostart=false