Jasper Philipsen venceu, ao sprint, a 19.ª etapa da Volta a Espanha, numa tirada de 161.9 quilómetros entre Rueda e Guijuelo que não tinha contagens de montanha, mas que fez, ainda assim, uma pequena diferença entre os dois candidatos ao triunfo final. A Visma estava atenta ao sprint intermédio e Jonas Vingegaard foi o segundo a passar em Salamanca, bonificando quatro segundos.
Corpo do artigo
Philipsen celebrou o primeiro sucesso na Vuelta 2025 - o terceiro da carreira em Espanha -, com o ciclista da Alpecin a ser mais forte que o camisola verde, Mads Pedersen, da Lidl-Trek, e de Orlius Aular, da Movistar.
Depois do contrarrelógio de Valladolid que, apesar de ter sido reduzido de 27 para 12 quilómetros, permitiu a João Almeida ganhar 10 segundos ao dinamarquês, a antepenúltima tirada era suposto não fazer diferenças, mas a equipa do camisola vermelha não desperdiçou a oportunidade de dar mais algum conforto ao chefe de fila.
Com Jakob Otruba, da Caja Rural, isolado, a Visma preparou bem o sprint intermédio de Salamanca e Vingegaard foi o segundo a passar na linha, garantindo quatro segundos, que lhe permitem ficar, agora, com 44 segundos de vantagem sobre João Almeida, antes da decisiva etapa deste sábado.
A penúltima tirada da Vuelta 2025, entre Robledo de Chavela e Puerto de Navacerrada tem 165.6 quilómetros e muita montanha que pode fazer João Almeida sonhar em tornar-se no primeiro português a conquistar uma grande volta.
O percurso começa com duas contagens de terceira categoria e uma de segunda, antes de o pelotão atacar uma primeira e fechar com uma categoria especial, com 12.3 quilómetros e uma pendente média de 8,6% que pode mudar as contas da classificação geral.