O selecionador nacional de futebol, Roberto Martínez, não faz questão de defrontar "equipas de renome" na janela internacional de março, para jogos amigáveis entre seleções nacionais, de preparação para o Europeu de 2024.
Corpo do artigo
Portugal segue numa caminhada 100% vitoriosa na qualificação para o Europeu de 2024, no Grupo J, onde encontrou Bósnia e Herzegovina, Islândia, Luxemburgo, Eslováquia e Liechenstein.
Em conferência de imprensa de antevisão ao encontro de domingo, frente à Islândia, o último da fase de qualificação, o selecionador português, Roberto Martínez afirmou que não faz questão de defrontar equipas mais fortes do que as que estavam inseridas no grupo de Portugal, nos encontros amigáveis de preparação para a fase final do Europeu, que serão realizados na janela internacional de março do próximo ano:
"Os jogos amigáveis não dão uma leitura real do adversário ou do que a nossa equipa possa fazer. Não acho que jogar com equipas de renome, em março, nos ajude a crescer. O objetivo número um para março é perceber, com clareza, quais os jogadores que devem estar na lista final [para o europeu]", referiu.
O técnico espanhol quer levar a equipa das "quinas" à décima vitória na fase de qualificação para o europeu, o que significaria um registo 100% vitorioso:
"O principal objetivo é terminar o apuramento com dez vitórias, é um objetivo importante, histórico. É importante criar um ambiente de competitividade, criar um nível de exigência, em que a equipa possa ser consistentemente vencedora", vincou.
Roberto Martínez garantiu que a equipa não vai estar concentrada em tentar ajudar Cristiano Ronaldo a garantir o estatuto de melhor marcador da fase de qualificação:
"Nós queremos dar um bom desempenho aos nossos adeptos, esperamos um ambiente de festa, porque fizemos um apuramento espetacular. Gostaríamos de ver um jogador nosso como melhor marcador, mas não é esse o nosso objetivo. A prioridade é o coletivo, e esperamos que os jogadores, individualmente, beneficiem disso", esclareceu.
Diogo Costa voltará a assumir a baliza portuguesa, garantiu Martínez. O selecionador não revelou, no entanto, se Raphael Guerreiro, que "está apto para o jogo" com a Islândia, será titular na ala esquerda, ou se começará o jogo no banco de suplentes.
Portugal defronta a Islândia no domingo, às 19.45 horas, no Estádio José de Alvalade, em jogo da fase de qualificação para o Europeu de 2024. A seleção portuguesa já garantiu a presença na fase final do Euro 2024, na Alemanha.