Avançado de 17 anos marcou pela primeira vez um golo decisivo na equipa principal do F. C. Porto e já só é superado por três companheiros na hierarquia dos goleadores portistas.
Corpo do artigo
Pela primeira vez esta época, o F. C. Porto venceu para o campeonato depois de estar a perder e o triunfo no Estoril (1-2), no domingo, valeu ainda a primeira sequência de duas vitórias consecutivas dos dragões desde que Martín Anselmi assumiu o comando técnico. Na origem deste período de maior fulgor está Rodrigo Mora.
Depois de ter sido aposta surpresa no onze que defrontou o AVS, recuperando mais rapidamente que o previsto de uma lesão, o jovem avançado tem justificado a aposta do treinador argentino, ganhando cada vez mais protagonismo nos azuis e brancos.
Frente ao Estoril, garantiu os três pontos com uma grande jogada e chegou ao quinto golo na temporada. Já superou o registo da época passada na equipa B (quatro golos) e na atual já integra o top-4 de goleadores do F. C. Porto, só superado por Samu (21 golos), Galeno (12) e Nico González (7), sendo que o extremo brasileiro e o médio espanhol já não fazem parte do plantel azul e branco.
De acordo com a conta "Playmaker", Rodrigo Mora é o segundo mais jovem de sempre a marcar cinco golos (17 anos e 10 meses), superando nomes como Fernando Chalana e Fernando Gomes. Apenas Espírito Santo foi mais precoce, alcançando a mesma marca com 17 anos e três meses há quase 90 anos (1937).
Rodrigo Mora chegará, assim, ao duelo com o Benfica (domingo, às 20.30 horas) em plena ascendência, sendo uma das armas dos portistas para o clássico. Será a primeira vez que o internacional sub-21 português defrontará as águias na equipa principal do F. C. Porto, depois de já ter defrontado o Sporting em duas ocasiões, também esta época.