A SAD anunciou que tem um princípio de acordo com o treinador Roger Schmidt, através de um comunicado enviado, ontem de manhã, à CMVM. "A Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, informa que estão a decorrer negociações", informou o clube.
Corpo do artigo
Ao que o JN apurou, o acordo terá sido formalizado ontem. O presidente das águias, Rui Costa, viajou para a Alemanha onde se reuniu com o técnico durante a tarde com o objetivo de colocar o preto no branco. O contrato é válido por duas épocas, com mais uma de opção. O regresso de Rui Costa a Portugal está previsto para hoje. Presidente e treinador debruçaram-se sobre o plano da próxima época e falaram sobre jogadores. O técnico alemão só chegará à Luz, após a conclusão do campeonato neerlandês.
Roger Schmidt, de 55 anos, que nas últimas duas temporadas orientou o PSV Eindhoven, é a primeira escolha de peso do timoneiro das águias. De acordo com a imprensa neerlandesa, os adjuntos, Jörn Wolf, que trabalha com Schmdit desde 2016, e Benjamin Kugel, preparador físico, vão acompanhá-lo no Benfica.
O técnico é adepto do 4x4x2, a mesma estratégia tática utilizada por Nélson Veríssimo desde dezembro, altura em que substituiu Jorge Jesus no comando técnico do Benfica. Schmdit gosta de futebol de ataque e também de pressão alta, uma das imagens de marca como técnico.
Natural de Kierspe, na Alemanha, o novo treinador das águias começou a carreira no Delbrucker, passando também pelo Preussen Munster e Paderborn. Em 2012/13, foi contratado pelo RB Salzburgo, o primeiro clube de relevo que orientou, tendo conquistado o campeonato e a taça austríacos. A seguir, rumou a casa, onde orientou o Bayer Leverkusen entre 2014 e 2017, viajando depois para a China. Até 2020, sentou-se no banco do Beijing, voltando à Europa para treinar o PSV. Recentemente venceu a Taça dos Países Baixos.
Plantel em avaliação
Apesar de ainda estar longe, Schmidt acompanha à distância a construção do próximo plantel, que não deve contar com o avançado Darwin, bastante pretendido pelos principais clubes da Europa. O técnico deseja um substituto à altura e pretende também um plantel com vários jovens oriundos da escola de formação do Seixal.