O português Cristiano Ronaldo foi eleito o melhor futebolista de 2014 pelo jornal inglês "The Guardian", numa votação na qual participaram 73 júris, de 28 países, incluindo Hernan Crespo, Slaven Bilic ou Gilberto Silva.
Corpo do artigo
O "capitão" da seleção lusa sucede ao argentino Lionel Messi, do F. C. Barcelona, que tinha sido o melhor em 2012, com 100% dos votos para o primeiro lugar, e em 2013, com 60%, contra 20 do jogador do Real Madrid.
Numa votação que elegeu os 100 melhores do ano, Cristiano Ronaldo foi votado em primeiro lugar por 74% dos júris, com Lionel Messi a ser segundo, com 12%, e o guarda-redes alemão Manuel Neuer terceiro, com oito.
O holandês Arjen Robben (quatro), os alemães Thomas Müller (quinto) e Philipp Lahm (nono), o uruguaio Luis Suarez (sexto), o brasileiro Neymar (sétimo), o galês Gareth Bale (oitavo) e o argentino Sergio "Kun" Aguero (10.º) completam o "top 10".
A lista inclui três jogadores do F. C. Porto, que participaram no Mundial de 2014, no Brasil, o argelino Yacine Brahimi, no 61.º posto, o colombiano Jackson Martinez, no 73.º, e o mexicano Hector Herrera, no 92.º.
A votação do "The Guardian" é feita por 73 júris, incluindo ex-futebolistas, jornalistas internacionais e correspondentes do jornal.
Em 2014, Cristiano Ronaldo marcou 61 golos, em 60 jogos, entre Real Madrid e seleção lusa, tendo conquistado a Liga dos Campeões, o Mundial de clubes, a Supertaça Europeia e a Taça do Rei.