Rui Costa transformou-se, no final da madrugada de ontem, no 34.º presidente do Benfica e no líder mais votado de sempre do clube.
Corpo do artigo
O maestro recebeu o sim de 33 754 votantes, o que representa 682 841 votos (84,48%) num apoio de expressão inédita em toda a história eleitoral das águias. E inserido num sufrágio que também bateu o recorde de ida às urnas (40 085) e deixou Francisco Benitez (12,24%) no segundo lugar.
A vitória do novo presidente das águias ganhou mesmo uma dimensão arrasadora como demonstra o facto de Rui Costa ter amplamente superado o melhor resultado de Luís Filipe Vieira (22 787 sócios - 471 670 votos), na anterior eleição, em 2020.
O presidente eleito tomou posse de madrugada e vai agora executar algumas medidas no sentido de arrumar a casa. Segundo apurou o JN, a alteração da estrutura de liderança, que passa pelo acerto e mudanças na SAD, será certamente um dos pontos prioritários. É conhecido o desejo de manter o administrador Domingos Soares Oliveira, mas haverá dúvidas na continuidade de Miguel Moreira, diretor financeiro do grupo Benfica.
Rui Costa tem outras ideias em mente e uma delas passa por dar um cunho pessoal ao Seixal, onde são formados vários jovens. O presidente pretende um só Benfica e acabar com a separação entre o futebol de formação a vertente profissional do clube. As medidas, contudo, também abrangem outras áreas. Na comunicação, por exemplo, é crível que o atual líder também defenda um registo mais polido e menos agressivo nas mensagens para o exterior. A conclusão da auditoria externa, que preconizou para outubro, é outra das matérias que vai acompanhar de perto, de forma a colocar na prática uma das ideias fortes sublinhadas na campanha eleitoral e passa por uma maior transparência no clube. A revisão estatutária e a limitação de mandatos - defende no máximo três de quatro anos - é um tema para ser analisado a médio prazo.
No primeiro dia como o líder mais votado da história do clube, Rui Costa manteve a imagem que o caracteriza. De manhã, descansou em casa com a família e à tarde vestiu a pele de adepto no pavilhão da Luz. Vibrou com os triunfos no voleibol, ao lado de Fernando Tavares, líder das modalidades, e também no futsal, tendo sempre o pai como companhia.
Cronologia das votações
2021 - Rui Costa teve 682 841 votos
2020 - Luís Filipe Vieira teve 471 670 votos
2016 - Luís Filipe Vieira teve 308 613 votos
2012 - Luís Filipe Vieira teve 383 988 votos
2009 - Luís Filipe Vieira teve 223 656 votos
2006 - Luís Filipe Vieira teve 98 653 votos
2003 - Luís Filipe Vieira teve 174 074 votos
2000 - Manuel Vilarinho teve 159 331 votos
Alterações
Liderança
Acerto da estrutura da administração da SAD, mas também na atribuição de pelouros na vice-presidência. Luís Mendes, gestor da confiança de Rui Costa, será um dos elementos que deve ganhar protagonismo nos novos quadros do Benfica.
Seixal
A visão de um Benfica único e unido também servirá para influenciar e conceder um cunho pessoal no Seixal, onde sempre defendeu uma maior aproximação entre a estrutura da vertente da formação e da profissional.
Comunicação
Rui Costa deve apadrinhar um tipo de comunicação num registo mais polido e menos agressivo, de forma a romper com o passado. Esta linha de pensamento vai ao encontro da personalidade do novo presidente.
Auditoria
O acompanhamento da auditoria externa que já está a decorrer e vai terminar no final deste mês será um dos processos a levar em conta pelo atual presidente. Enquadra-se no desejo de ter um clube mais transparente.