O ciclista francês Thibau Pinot (FDJ) ganhou, este domingo, a oitava etapa da Volta a França, após 157,5 quilómetros entre Belfort e a localidade suíça de Porrentruy, enquanto o britânico Bradley Wiggins conservou a camisola amarela de líder.
Corpo do artigo
Numa jornada com sete "montanhas" para ultrapassar, o mais jovem dos participantes no 99.º Tour impôs-se a solo, seguido do australiano e campeão em título, Cadel Evans (BMC), e do francês Tony Gallopin (RadioShack), ambos a 26 segundos.
O português Rui Costa (Movistar) terminou no 19.º lugar, a 1.25 minutos, e ascendeu ao 12.º posto da geral, a 3.24 do topo.
O dia ficou marcado pela queda de Samuel Sanchez (Euskaltel Euskadi) a cerca de 100 quilómetros do final da oitava etapa.
O ciclista espanhol , atual campeão olímpico, abandonou, a Volta à França, e pode não estar recuperado a tempo de defender o título em Londres.
Após a queda, Sanchez, que seguia no 11.º lugar da geral, apresentou muitas dores na clavícula esquerda, tendo de ser transportado numa maca, ficando agora em dúvida a sua participação nos Jogos Olímpicos de Londres2012, que começam a 27 de julho.