A convocatória de Rui Jorge, selecionador nacional de sub-21, para os primeiros jogos de qualificação para o Europeu de 2021, frente a Gibraltar e Bielorrússia, conta com 17 novidades entre os 23 jogadores eleitos.
Corpo do artigo
Dos futebolistas agora chamados pelo técnico luso, apenas os guarda-redes Diogo Costa e João Virgínia, os defesas Diogo Leite e Rúben Vinagre e os avançados Jota e Rafael Leão já representaram Portugal neste escalão.
Para esta fase de apuramento, o treinador português assumiu a ambição de começar a vencer e de formar uma geração de sucesso. "Estamos numa mudança de ciclo, em que poucos jogadores se mantêm e os que chegam devem procurar mostra a sua qualidade para ascender a patamares superiores. Vamos tentar o apuramento para a fase final do Europeu, sabemos da dificuldade, mas queremos mostrar a qualidade dos nossos jogadores para os valorizar e continuar a deixar uma boa imagem, como tem acontecido nos últimos anos", avançou Rui Jorge
Sobre os jovens talentos que Portugal tem revelado, o treinador assumiu que atualmente tem muito mais matéria-prima disponível. "A realidade hoje é completamente diferente. A mudança nos quadros competitivos permite um crescimento dos jogadores de forma diferente. É inequívoca a maior oferta que temos de jogadores a atuar em patamares superiores", salientou o selecionador.
Portugal defronta Gibraltar no próximo dia 4 de setembro, em Alverca, e Bielorrússia, no dia 10, em Zhodino, nas duas primeiras partidas do Grupo 7, dois adversários que, segundo Rui Jorge, têm "menos qualidade" do que a formação lusa. "São duas equipas de valor distinto: Gibraltar de um nível mais baixo do que Portugal, mas que respeitaremos, e a Bielorrússia uma formação mais equilibrada mas que não é tida como cabeça de série", resumiu o técnico, antevendo que a formação das quinas "terá de medir forças com equipas bem mais fortes se quer subir a outros patamares".
Lista dos 23 convocados:
Guarda-redes: Diogo Costa (F. C. Porto), João Virgínia (Reading) e Luís Maximiano (Sporting)
Defesas: Diogo Leite e Tomás Esteves (F. C. Porto), Diogo Queirós (Mouscron), Nuno Tavares (Benfica), Pedro Pereira (Bristol), Rúben Vinagre (Wolverhampton), Thierry Correia (Sporting) e Tiago Djaló (Lille)
Médios: Daniel Bragança (Estoril), Domingos Quina (Watford), Filipe Soares (Moreirense), Florentino e Nuno Santos (Benfica), Miguel Luís (Sporting) e Romário Baró (F. C. Porto)
Avançados: Dany Mota (Juventus), Trincão (Braga), Jota (Benfica), Pedro Neto (Wolverhampton) e Rafael Leão (AC Milan)