A F. C. Porto SAD apresentou, esta quarta-feira, o relatório e contas da última época e informou a CMVM que registou o maior resultado positivo de sempre com 39,2 milhões de euros, o que possibilita à sociedade inverter o resultado negativo de 21 milhões de euros, apresentado no período homólogo anterior.
Corpo do artigo
Os azuis e brancos destacam ainda que os custos operacionais baixaram 17% - são agora de 29,3 milhões - o que se explica perante uma redução de 10 milhões em relação ao fornecimento de serviços externos. Na mesma escala, os pagamentos a pessoal reduziram 7,4 milhões, assentes na diminuição de custos com a equipa principal e com o conselho de administração, informa o F. C. Porto na nota enviada.
O resultado com a cedência de passes atingiu os 100 milhões - proveitos de 171,5 milhões - o que se explica pelas transferências de Evanilson, Galeno e Nico González.
O F. C. Porto informa ainda que a reestruturação financeira permitiu que os capitais próprios recuperassem 103,3 milhões de euros, passando de 113,7 milhões negativos para 10,4 milhões também no vermelho. Este fator deve-se à incorporação do resultado líquido de 39,2 milhões e da parceria com a Ithaka que resultou na venda de 30% dos direitos económicos da Porto StadCo por 65 milhões de euros com potencial para atingir um valor total de 100 milhões.
"Esta reestruturação, aliada aos muito expressivos resultados com transações de jogadores, permitiu que a F. C. Porto - Futebol, SAD apresentasse o resultado líquido mais elevado da sua história e cumprisse integralmente as regras de sustentabilidade financeira da UEFA no exercício de 2024/2025. Reduzimos de forma significativa o impacto do incumprimento apurado no exercício anterior e criámos condições para um investimento sustentável na equipa principal de futebol, que iniciou a época de 2025/2026 com ambições renovadas", refere o relatório.