Villas-Boas vê lucro recorde como "o lançamento de um ciclo mais positivo e vitorioso"
O presidente do F. C. Porto congratulou-se, esta quarta-feira, pelas contas muito positivas apresentadas pelo clube relativas a 2024/25, defendendo que o lucro de quase 40 milhões lança as bases para um ciclo de sucesso.
Corpo do artigo
"O exercício de 2024/2025 deve ser entendido como o lançamento de um novo ciclo, que pretende ser claramente mais positivo e vitorioso. Foi um exercício vivido em circunstâncias particulares que, desportivamente, ficou aquém das expectativas e dos pergaminhos do F. C. Porto, ainda que com a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, mas foi também um período de intensa reestruturação operacional e financeira, que se traduziu no crescimento das receitas comerciais - por via do aumento do número de Sócios, da venda de lugares anuais e da bilhética, fatores que permitiram atenuar o impacto da não participação na Liga dos Campeões", diz André Villas-Boas, em comunicado.
O presidente portista congratula-se pela "concretização de objetivos", principalmente "a redução significativa de custos: em recursos humanos, incluindo os custos com o Conselho de Administração; em fornecimentos e serviços externos, incluindo despesas de representação; e em custos financeiros, na sequência do refinanciamento da dívida em condições mais favoráveis".
Por outro lado, Villas-Boas sublinha o facto de terem sido criadas "condições para um investimento sustentável na equipa principal de futebol, que iniciou a época de 2025/2026 com ambições renovadas".
"O nosso objetivo é consolidar a posição no futebol nacional e europeu e retomar a participação regular na Liga dos Campeões, condição essencial para assegurar a sustentabilidade do clube. A gestão rigorosa, aliada a uma política de investimento sustentado, permitirá crescer no plano desportivo e nas receitas, investindo de forma continuada na melhoria de processos e sistemas, e afirmando o F. C. Porto como um clube Vencedor e uma organização eficiente e liderante", reforça.
Para além das ambições desportivas, André Villas-Boas dá ênfase também a outros objetivos, como a promoção de "igualdade e inclusão".
"Este é o tempo de assumir desafios estruturais: promover a igualdade e a inclusão; apostar no crescente bem-estar dos nossos colaboradores; reforçar práticas ambientais responsáveis, avançando na eficiência energética e na redução da pegada ecológica; cultivar a excelência formativa e desportiva de forma mais proativa; valorizar o património; e afirmar, de forma mais efetiva, a marca F. C. Porto num mundo cada vez mais exigente, veloz e global. Tudo com objetivos, metas e indicadores que permitam medir, com rigor, o progresso alcançado".