A imprensa desportiva espanhola dá, esta terça-feira, amplo destaque à saída de José Mourinho como treinador do Real Madrid, destacando o mal-estar em torno ao português, as declarações de Florentino Pérez e a opinião dos adeptos.
Corpo do artigo
O jornal desportivo "Marca", um dos que mais notícias publicou sobre o futuro de Mourinho dedica praticamente toda a primeira página ao assunto, com uma foto do presidente do Real, Florentino Pérez, e do treinador português, no dia da sua apresentação, alterada para a notícia do dia.
Ambos seguram uma camisola que há três anos tinha a frase "Mourinho" e onde agora se pode ler "The Special End" (O Especial Fim).
Um dos colunistas do jornal dirige fortes críticas ao treinador português, considerando que adotou "uma política de comunicação própria do populismo dos regimes autoritários".
O articulista sublinha que Mourinho foi responsável pela própria pressão que, como reconheceu Florentino Pérez, contribuiu par ao fim da relação do clube com o treinador português.
O jornal tem também na sua edição "online" uma sondagem em que pergunta aos leitores que nota dão a Mourinho pela sua etapa no Real Madrid, com 39.9% dos mais de 80 mil que responderam a considerar que foi "insuficiente" e 20,9% "muito deficiente".
O jornal "As" coloca Florentino na manchete sob o título "Muito ruído e poucas nozes", numa referência ao que considera ser pouca clareza do presidente do clube relativamente às causas da saída de Mourinho.
Ao lado da foto, quatro citações da conferência de imprensa de Florentino Pérez, onde este se referiu às pressões que "superaram os limites da normalidade" e onde considera que Mourinho "devolveu o Madrid ao lugar que lhe corresponde".
No interior e "online", uma extensa cobertura do assunto, com o jornal a considerar que depois de "50 milhões de euros de contrato e de mais 162 milhões em contratações", o treinador português "é o técnico mais caro e com pior balanço num triénio".
O jornal noticia também um outro aspeto do debate, sobre a atuação de Florentino Pérez à frente do clube, recordando medidas que tomou, como o afastamento de Del Bosque ou do ex-diretor desportivo Valdano e as alterações à lei eleitoral do próprio clube.
Considera que Mourinho, "à falta de outras glórias, cumpriu o papel de mau útil, absorvendo todos os golpes".
"A Florentino já não sobram esconderijos. Cada vez estás mais próximo da eternidade, mas também dos assobios", refere, destacando entre outros problemas a "má relação" de Pérez e Cristiano Ronaldo, que estão a pôr em dúvida a renovação do contrato do jogador português.
Uma das primeiras páginas mais originais é a do jornal "El 9", da Catalunha, que usa uma fotomontagem com uma imagem de Pérez e Mourinho sobre o logotipo final dos desenhos animados da Looney Tunes, com a frase em inglês "That's all folks" (É tudo, amigos).
Ainda na Catalunha, o "Sport" usa uma foto aparentemente de Mourinho, de costas, sob o título "Pela porta falsa", incluindo uma reação do vice-presidente internacional do Barcelona, Carles Villarubí, que considera que Mourinho era "uma lacra para o futebol espanhol".
O "Mundo Desportivo", também de Barcelona, é mais reservado e, com uma foto de Mourinho, titula a notícia "Fim de ciclo", destacando que o treinador português sai de mútuo acordo e "sem receber um euro" de indemnização.