Secretário de Estado contra corte financeiro no desporto da Santa Casa da Misericórdia
O Secretário de Estado para a Juventude e o Desporto, João Paulo Correia, mostrou o seu desagrado para com a decisão da Santa Casa da Misericórida de Lisboa de reduzir o financiamento às federações desportivas
Corpo do artigo
A provedora da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Ana Jorge, enviou, nos últimos dias, várias cartas a federações desportivas, a anunciar um corte no financiamento das mesmas, por parte da instituição.
A justificação da Santa Casa da Misericórdia para esta decisão foi o "impacto financeiro associado a esta nova realidade obrigou a SCML a reequacionar projetos e reforçar respostas face a uma procura crescente dos serviços que a Misericórdia de Lisboa presta. Acompanhada por uma significativa perda das receitas provenientes dos jogos sociais do Estado, a atual situação orçamental que a instituição atravessa não pode ser ignorada".
O Secretário de Estado para a Juventude e o Desporto, João Paulo Correia, reagiu à notícia da redução orçamental, alertando para o impacto que esta medida poderá ter, na participação dos atletas portugueses que estarão presentes nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos:
"Trata-se de uma política de apoio que cumpre na íntegra a missão da SCML, assente no relevante papel social do Desporto. Por outro lado, esta decisão é anunciada a menos de um ano dos jogos Olímpicos e Paralímpicos, provocando maiores impactos ao setor", avisou João Paulo Correia.
O Secretário de Estado afirmou que pediu uma "reunião urgente" com a provedora, Ana Jorge, devido à "preocupante decisão da SCML".