Portugal apurou-se para a fase final do Euro2024 e acentuou o estatuto de seleção omnipresente nas grandes competições de futebol, que dura desde 2000. O melhor período de sempre da equipa das quinas, ao nível de qualificações para europeus e mundiais.
Corpo do artigo
O apuramento de Portugal para a fase final do Euro2024 eleva para 13, o número de presenças seguidas da equipa das quinas, em grandes provas.
É a sétima vez seguida que a seleção lusa se apura para a fase final de um Europeu, tendo, nesta sequência, também carimbado seis participações de enfiada, em Mundiais.
Portugal vive a melhor fase de sempre em termos de qualificações para grandes provas, sendo necessário recuar a 1997 para encontrar o último falhanço. Foi há 26 anos, na qualificação do Mundial 1998. A seleção portuguesa, então orientada por Artur Jorge, empatou (1-1) na Alemanha, num jogo marcado pela decisão do árbitro francês Marc Batta de expulsar Rui Costa (duplo amarelo), quando o tual presidente do Benfica se preparava para deixar o relvado do Olímpico de Berlim e ser substituído por Sérgio Conceição, agora técnico do F.C. Porto. O alegado queimar de tempo penalizou Portugal, que acabou no terceiro lugar do Grupo 9, atrás da Alemanha (acesso direto)e Ucrânia (play-off).