A selecção portuguesa de andebol sub-21 conquistou esta quinta-feira o nono lugar no Campeonato do Mundo, a terceira melhor classificação de sempre na prova, ao vencer a Noruega, por 41-37, em Salónica, Grécia.
Corpo do artigo
Portugal dominou sempre o marcador e ao intervalo já vencia por seis golos (19-13).
O segundo tempo foi menos rígido tacticamente e Portugal chegou a deter 10 golos de vantagem (32-22), tendo depois permitido a reação da Noruega.
Gilberto Duarte, com sete golos, e Nuno Silva e Ricardo Pesqueira, com cinco cada, foram os melhores marcadores da equipa nacional.
"Fizemos um bom jogo. Tivemos uma atitude muito boa, uma forma de estar excelente em termos de encarar este desafio final com muita responsabilidade e dignidade. Recuperámos bem do prolongamento de quinta-feira e os jogadores estiveram muito bem, com uma entrega total, querendo vencer para ficar na melhor posição possível", congratulou-se Rolando Duarte, citado pela assessoria de imprensa da federação.
O seleccionador evidenciou as armas lusas, mas deixou críticas à organização da prova.
"Foi um jogo controlado desde o início, graças a uma boa defesa, contra-ataque e reposição. As equipas terminaram cansadas. Disputaram nove jogos, alguns com prolongamento, pelo que não se compreendendo a necessidade de jogar hoje, quando sexta-feira é dia de descanso", explicou.
O técnico faz um balanço final "positivo, dentro do que têm sido os objectivos relativamente a participações nos campeonatos mundiais de juniores", destacando "o terceiro melhor resultado de sempre de Portugal em Mundiais sub-21".
"Estes são jogos de qualidade, de grande nível internacional, com a presença de muito bons jogadores e equipas. Temos de sair satisfeitos. Apesar disso, o resultado 'nú e cru' ficou um pouco aquém das nossas expectativas que passavam por entrar nos oito primeiros. Cinco minutos (frente ao Egipto) abaixo do nível demonstrado durante este campeonato condicionaram apenas e só a concretização do resultado. Não invalidou que as outras metas tivessem sido cumpridas", concluiu.