Duas finais, a do campeonato, neste sábado, com o Vitória de Setúbal, e a da Taça, no dia 31, com o Sporting. E um desabafo de Sérgio Conceição, treinador do Braga, contra a "arbitragem ridícula". E também uma achega ao rival de Guimarães: "Na 'liga da verdade', estaria para aí em nono ou décimo...".
Corpo do artigo
"Se fosse em África, talvez se perdoasse. Mas, já não se usa no futebol europeu", diz Sérgio Conceição, ainda a remoer a "arbitragem ridícula" do jogo da penúltima jornada da liga, perdido em Alvalade, com o Sporting, o mesmo rival que há de reencontrar no no Jamor.
Final de época à vista e 'duas finais' no calendário, a do campeonato, já neste sábado, com o Vitória de Setúbal. E um desabafo do treinador do Braga. "Sei do que a minha equipa é capaz e sei que vamos ser competitivos nos dois jogos. O que não podemos controlar são os fatores externos, como a arbitragem ridícula do último jogo do campeonato, em Alvalade", afirma Sérgio Conceição.
A final do Jamor é incontornável, mas o treinador do Braga promete "concentração máxima" para "o primeiro grande objetivo da época, que sempre foi terminar a liga nos primeiros quatro lugares". A meta será atingida, na última ronda do campeonato, se os "guerreiros" conseguirem, com os sadinos, um resultado pelo menos idêntico ao do quinto classificado, o outro Vitória, o do Guimarães, que, à mesma hora, jogará, em Coimbra, com a Académica, ainda com a esperança de anular os três pontos de atraso para o rival do outro lado da Falperra, sobre o qual tem vantagem direta nos duelos diretos.
Ora, precisamente de Guimarães, lançaram-se os 'mind games' à minhota. Rui Vitória, treinador do Vitória, observou que "o Braga vem de seis jogos sem ganhar' e que, na perspetiva da final da Taça, "pode entrar em stress". A resposta de Sérgio Conceição foi fulminante...
"Ele faz o papel dele. Eu, por acaso, acho que o Vitória pode é acabar no sexto lugar. Ou no sétimo. Aliás, consultando as classificações da 'liga da verdade' que andam por aí, o Vitória devia era estar em nono ou décimo. Mas não está, porque deve ser a equipa com mais penáltis em toda a Europa", atira Sérgio Conceição.
E o treinador do Braga volta à carga sobre os desatinos do apito. "Não adianta fazer balanços com duas finais ainda para disputar, mas certo em que, em determinados momentos, houve fatores que não controlamos e que que foram determinantes, como a arbitragem ridícula em Alvalade", afirma Sérgio Conceição.
"Se calhar - remata o treinador do Braga -, vou pagar por isto. Se calhar até posso falhar a final da Taça. Pelo menos na próxima época, vou pagar pelo que estou a dizer, mas não posso deixar de fazer este desabafo".