O F. C. Porto venceu o Estrela da Amadora por 1-0. Na análise ao jogo, Sérgio Conceição gostou do sistema alternativo utilizado e ainda comentou as lesões de Marcano e Evanilson.
Corpo do artigo
"Se o Estrela da Amadora jogar desta forma vai ser muito difícil para os adversários passarem. Nós, sem brilhantismo, mas com uma dedicação muito forte, conseguimos ganhar com toda a justiça. Na parte final, o Estrela deu tudo para empatar. Valeu pelos três pontos", explicou Sérgio Conceição.
O treinador do F. C. Porto utilizou um sistema diferente do habitual, com três defesas centrais e gostou. "Tínhamos situações a trabalhar, com golos sofridos em todos os jogos anteriores. Temos jogadores rápidos nos corredores laterais, que são fortíssimos de trás para a frente. Alan Varela e Iván Jaime deram-me indicações positivas durante a semana, embora estejam quase em pré-época. Com André Franco, quis ganhar superioridade no corredor central. Se tivermos rigor neste sistema alternativo, pode servir para o futuro. Olho para o que os jogadores me dão no treino e escolho o melhor onze", acrescentou.
Sobre as lesões de Evanilson e Marcano, Conceição mostrou alguma preocupação. "Evanilson parece-me que sofreu uma lesão similar à que sofreu no Bessa no ano passado. Marcano pode ser alguma coisa mais grave. Deus queira que esteja errado", disse. O F. C. Porto esclareceu, posteriormente, que Marcano e Evanilson sofreram entorses nos joelhos - o espanhol no direito e o brasileiro no esquerdo - e que serão reavaliados este sábado. A dupla falhará a estreia do F. C. Porto na Liga dos Campeões. Os dragões arrancam a participação no Grupo H na terça-feira, dia 19, defrontando os ucranianos do Shakhtar Donetsk (20 horas), num jogo que se realizará na Alemanha (Volksparkstadion, em Hamburgo), devido à guerra entre a Ucrânia e a Rússia.
Sobre a partida em si, Sérgio Conceição deixou elogios ao Estrela da Amadora. "Foi um jogo onde aconteceram muitas situações, que vieram complicar a nossa estratégia, sobretudo as lesões do Marcano e do Evanilson. Defrontámos uma equipa com qualidade e com gente rápida na frente. São agressivos a atacar os espaços. Tínhamos de fazer um jogo acima do que temos feito. Houve muitos duelos, disputados no limite e estes jogos são assim".