Sérgio Conceição fala em "injustiça" na Champions e espera "acabar a época em alta"
Técnico do F. C. Porto diz que "ainda é possível" lutar pelo título, sem esquecer a Taça de Portugal. Deu os parabéns ao Benfica pelo apuramento na Liga Europa.
Corpo do artigo
O sentimento de "injustiça" pela forma como o F. C. Porto foi eliminado da Liga dos Campeões pelo Arsenal ainda está bem presente no discurso de Sérgio Conceição, por muito que o treinador queria apontar baterias ao que resta da época.
"Diante de uma equipa teoricamente mais forte, ninguém apostava em duas prestações fantásticas que tivemos. Mas isso já passou. Vamos olhar para o que falta, que são nove jogos no campeonato e dois na Taça de Portugal, esperando nós que sejam três. Como disse há algumas semanas, temos de encarar cada jogo como se fosse o último. É isso que vamos fazer perante o Vizela", disse o treinador, após o treino desta sexta-feira, no Olival.
Questionado sobre o facto de a equipa portista ter tido um rendimento na Champions e outro no campeonato, Conceição admitiu que há diferenças. "Os jogos da Champions têm caraterísticas muito próprias. São contextos diferentes. Também já disse aqui que o mais difícil é trabalhar com a nova geração a nível mental e fazer todo o trabalho com os jogadores jovens para alimentar a competitividade. Há uns anos, uma mera peladinha era para ganhar, era até ao limite", afirmou, acrescentando que a equipa tem melhorado nas últimas semanas.
"De há uns tempos a esta parte, temos estado num patamar muito positivo em todos os momentos do jogo. Isso nem sempre foi possível, mas vamos atrás dessa estabilidade. Dar tudo não chega. Ir ao limite é o mínimo e tem de ser assim em todos os jogos, em todas as competições e em todos os dias em que vestimos esta camisola para trabalhar", referiu, sem esclarecer se o médio Alan Varela, que saiu lesionado em Londres, estará apto para o jogo de sábado com o Vizela.
Sobre o campeonato, o técnico continua a acreditar na luta pelos dois primeiros lugares. "A evolução tem sido evidente. Esperamos acabar a época em alta e de forma forte para ainda ir à procura do que é possível. Temos duas competições que ainda são possíveis", sublinhou, sem pôr ainda o cenário de ver o F. C. Porto falhar a presença na Champions da próxima época, mesmo assumindo a "azia" com os "erros" que levaram o dragões a atrasar-se em relação aos rivais.
Sobre as consequências que poderá haver a nível interno pelo facto de agora apenas o Benfica estar nas provas europeias, Conceição foi evasivo, mas aproveitou para "dar os parabéns" ao clube da Luz pelo apuramento para os quartos de final da Liga Europa: "Gostamos que as equipas portuguesas vão o mais longe possível".