O Estádio do Dragão vai viver, esta quinta-feira, uma noite histórica. Os azuis e brancos recebem o Famalicão, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal após o triunfo (2-1) no Minho, e o derradeiro obstáculo rumo à final do Jamor será o 322.º jogo de Sérgio Conceição à frente da equipa.
Corpo do artigo
O técnico iguala, assim, o recorde de José Maria Pedroto e, na próxima segunda-feira em Arouca, na 31.ª jornada do campeonato, supera o "mestre" e torna-se no treinador com o reinado mais longo ao serviço dos dragões.
As quase seis temporadas que leva na Invicta permitiram a Sérgio Conceição bater praticamente todos os recordes do clube - mais títulos (9), mais vitórias (233), mais pontos num só campeonato (91), entre outros -, mas ainda havia uma barreira por derrubar e essa vai ser atingida já esta semana.
O treinador campeão nacional iguala o recorde de jogos de José Maria Pedroto (322), sendo que já tem uma taxa de sucesso superior à do técnico falecido em 1985. Conceição conta com 72,5% de vitórias (contra os 66,7% de Pedroto), 14,6% de empates (18,9%) e 12,7% de derrotas (14,2%) e este é um dos poucos campos em que o atual treinador não atingiu o topo azul e branco.
André Villas-Boas passou apenas uma época à frente da equipa e logrou uns impressionantes 84,4% de triunfos (em 58 encontros), sendo seguido por Dorival Yustrich (77,1% em 57 jogos) e Artur Jorge (73,3% em 255).
Conceição já superou, porém, outros grandes nomes da história portista, tais como António Oliveira (72,1%), José Mourinho (71,6%), Vítor Pereira (69,8%) ou Bobby Robson (69%). A melhor percentagem de triunfos pertence a Artur Baeta e Alfredo Murça, ambos com 100% mas em apenas um e três jogos, respetivamente, enquanto o francês Adolphe Cassaigne atingiu os 75% mas só com oito partidas disputadas.