O primeiro-ministro português, José Sócrates, e o presidente do Governo espanhol, José Luis Zapatero, vão estar a 2 de Dezembro em Zurique para apoiar a candidatura ibérica à organização do Mundial de futebol de 2018.
Corpo do artigo
Fonte da candidatura ibérica confirmou à Agência Lusa que os chefes dos dois executivos vão assistir na cidade suíça à última apresentação da candidatura ibérica perante a FIFA (às 9 horas) e ao anúncio da atribuição da organização dos Mundiais de 2018 e 2002 (às 15 horas).
Cristiano Ronaldo e Iker Casillas, os capitães das selecções de Portugal e de Espanha e companheiros de equipa no Real Madrid, também vão dar a cara pela candidatura ibérica na cerimónia.
A comitiva ibérica a Zurique integra ainda responsáveis políticos pelo Desporto dos dois países, os presidentes das respectivas Federações e Ligas de futebol, os seleccionadores Paulo Bento e Vicente del Bosque e antigos "craques", como Eusébio, Luís Figo e Fernando Hierro.
Conduzida pelo jornalista da SIC Pedro Mourinho, a apresentação perante a Comissão Executiva da FIFA inclui três vídeos: um conta a história da Península Ibérica e de ambos os países; outro foca pormenores da candidatura e um último lembra momentos altos do futebol português e espanhol.
A Comissão Executiva da FIFA prevê anunciar no dia 2 de Dezembro o projeto vencedor para a organização do Mundial2018 de entre as candidaturas de Portugal/Espanha, Inglaterra, Rússia e Bélgica/Holanda.
Na mesma altura, será também conhecido o anfitrião do Mundial2022, ao qual concorrem Austrália, Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul e Qatar.