Menos de três semanas depois de um clássico muito quente, com "prolongamento" no relvado, na sala de imprensa e na própria garagem do Dragão, eis que Sporting e F. C. Porto voltam a encontrar-se, desta vez em Lisboa, para a primeira mão da meia-final da Taça de Portugal.
Corpo do artigo
A decisão do apuramento só será conhecida em meados de abril, quando as duas equipas disputarem o segundo jogo da eliminatória, na Invicta, mas é com expectativa que se aguarda este embate, pela polémica do anterior, pelo ambiente que o poderá rodear e pela rivalidade crescente entre os dois clubes.
O histórico recente de equilíbrio talvez ajude a explicar a animosidade que ficou bem patente no último clássico. Com Ruben Amorim e Sérgio Conceição nos bancos, as duas equipas defrontaram-se seis vezes nos últimos dois anos e vão em quatro empates seguidos em jogos do campeonato (2-2 e 1-1 em Alvalade; 0-0 e 2-2 no Dragão). Há ainda uma vitória para cada lado: o F. C. Porto venceu em 2019/20 (2-0), numa partida em que selou a conquista do título nacional; o Sporting ganhou em 2020/21 (2-1), na "final four" de uma Taça da Liga que viria a levantar, em Leiria.
Os resultados não podiam estar mais nivelados, até em golos marcados (oito para os dragões, sete para os leões) e esta meia-final da Taça pode muito bem ser o tira-teimas que faltava entre os dois treinadores, embora ambos já tenham definido o campeonato como objetivo principal e aí a vantagem na tabela atual seja de Conceição, com mais seis pontos do que o rival. Nesse contexto, embora seja relativo a uma prova diferente, o jogo de hoje também é importante, tendo em conta que tanto o F. C. Porto como o Sporting vêm de empates na Liga, que mantiveram na mesma a luta pelo título, a 10 jornadas do final.
Duas baixas no Sporting
Numa altura movimentada da época, com jogos sucessivos a aconselhar a gestão dos plantéis, também será curioso verificar que tipo de onzes irão apresentar Ruben Amorim e Sérgio Conceição, sendo de prever algumas mexidas em relação aos jogos anteriores. O técnico leonino tem duas baixas de peso (Palhinha está castigado e Pedro Gonçalves continua lesionado), enquanto do lado portista há vários jogadores com desgaste acumulado, embora apenas Manafá seja carta fora do baralho.
Segurança reforçada e presidentes ao longe na tribuna VIP
O jogo de hoje terá segurança reforçada, dentro e fora do estádio, e a zona circundante ao relvado também será alvo de medidas especiais por parte da organização a cargo da FPF, que não quer ver repetidos os incidentes registados no clássico anterior, no Dragão. As direções de Sporting e F. C. Porto não têm, como se sabe, relações cordiais, pelo que os presidentes Frederico Varandas e Pinto da Costa verão o jogo afastados um do outro, embora ambos tenham lugar marcado na tribuna VIP de Alvalade.