O Sporting derrotou o F. C. Porto (6-3), no Pavilhão João Rocha, e igualou a meia-final da Liga de hóquei em patins (1-1). As duas equipas voltam a defrontar-se na próxima quinta-feira, no Dragão Arena.
Corpo do artigo
A primeira parte do clássico mostrou um Sporting sóbrio e, sobretudo, eficaz. Começou por sobreviver ao cartão azul exibido a Rafael Bessa, ao minuto 5, momento em que sobressaiu Ângelo Girão, que travou o livre direto que se seguiu e a melhor ocasião portista criada nos dois minutos em que atuou em vantagem numérica, ambas por intermédio de Hélder Nunes.
Assim que ficou novamente com cinco elementos, o Sporting marcou, por Alessandro Verona, que concluiu a preceito um contra-ataque perfeito dos verde e brancos. Pouco depois surgiu o 2-0, novamente na sequência um contra-golpe, agora finalizado por João Souto, que tinha assistido para o primeiro.
Ainda que pouco esclarecido, o F. C. Porto também teve as suas oportunidades para marcar, mas faltou-lhe o instinto predador que os leões voltaram a exibir ao minuto 17, quando Facundo Bridge percorreu a "quadra" com a bola controlada e inventou o 3-0, resultado com que se atingiu o intervalo.
A segunda parte abriu com o quarto golo do Sporting, apontado por Ferran Font, aproveitando uma má abordagem de Rafa na tentativa de desviar, da baliza à guarda de Xavi Malián, um remate de Alessandro Verona.
Sentindo-se encurralado pelo leão, o dragão deu sinal de vida com dois golos num espaço de três minutos, apontados por Ezequiel Mena e Carlo Di Benedetto. O F. C. Porto ganhava um novo ânimo, mas revelou poucos argumentos para conseguir uma aproximação mais efetiva no marcador.
A oito minutos do fim, Facundo Bridge bisou, com um desvio subtil a passe de Nolito Romero, devolvendo aos sportiguistas a sensação de controlo com que abordaram a etapa complementar do jogo. O encontro ficou definitivamente fechado com o 6-2, apontado por João Souto.
A dois minutos do fim, Hélder Nunes fechou o resultado (6-3) com um remate forte, do meio-campo, que surpreendeu Ângelo Girão.
Com a eliminatória empatada (1-1), F. C. Porto e Sporting voltam a encontrar-se na próxima quinta-feira, dia 6 de junho (20 horas), no Dragão Arena, no Porto.