O Sporting, com nove jogadores indisponíveis, oito dos quais por se encontrem lesionados, vai procurar agarrar em Barcelos, nesta quinta-feira (20.45 horas), frente ao Gil Vicente, a última vaga disponível nas meias-finais da Taça de Portugal. Gilistas, em tempo de transição técnica, querem também manter-se na prova.
Corpo do artigo
O Gil Vicente e o Sporting defrontam-se, na noite desta quinta-feira, nos quartos de final da Taça de Portugal em futebol, procurando a última vaga nas meias-finais da prova, com o vencedor a saber que defrontará o Rio Ave, a duas mãos, na fase seguinte.
Os leões visitam o Gil Vicente numa fase difícil da temporada, em que não vencem há cinco jogos nas diferentes competições (quatro empates e uma derrota) e encontram-se com oito ausências devido a problemas físicos: Eduardo Quaresma, St. Juste, Nunio Santos, Hjulmand, Daniel Bragança, Morita, João Simões e Pedro Gonçalves. Há ainda um nono futebolista indisponível (Diomande), mas este devido a castigo.
O Gil Vicente também não está num bom momento, pois vem de cinco derrotas seguidas e viu sair o treinador Bruno Pinheiro, mantendo José Pedro Pinto no comando interino da equipa.
Gilistas e leões já se defrontaram uma vez nesta época, em Barcelos, palco que vai receber o jogo desta noite, com a partida da 15.ª jornada da Liga a terminar empatada (0-0), num desafio que marcou a despedida de João Pereira do comando do Sporting.
Em termos de histórico na Taça de Portugal, as duas equipas só se encontraram uma vez (1998/99), em jogo da quarta eliminatória, com o Gil Vicente a bater o Sporting por 3-2 e a seguir em frente na prova.
O Gil Vicente, que foi semifinalista da competição em 1976/77 e 2015/16, recebe a terceira equipa mais titulada na Tsaça de Portugal, somando 17 troféus. O jogo terá início às 20.45 horas, no Estádio Cidade de Barcelos, com arbitragem de Cláudio Pereira, de Aveiro. A RTP1 e a Sport TV1 transmitem em direto este encontro.
O vencedor do duelo desta quinta-feira já sabe que vai defrontar o Rio Ave nas meias-finais, disputadas a duas mãos, enquanto na outra meia-final o Tirsense, do quarto escalão, vai jogar com o Benfica, que afastou o Sporting de Braga.