O Sporting de Braga empatou este sábado com os ingleses do Aston Villa 1-1, na apresentação aos seus sócios e adeptos, num razoável jogo de futebol, que teve no grande golo de Alan o seu melhor momento.
Corpo do artigo
Com oito caras novas no "onze", contando com Quim, que nunca jogou na época passada devido a lesão, apenas Hugo Viana, Alan e Lima fizeram a ponte com a equipa habitualmente titular da era Domingos Paciência.
A equipa comandada por Leonardo Jardim, contudo, denotou já razoável entrosamento e realizou uma boa primeira parte, pressionante e rápida sobre a bola, com Alan e Pizzi, neste período a jogar no meio, a destacarem-se.
Foi, pois, com naturalidade que o Sporting de Braga inaugurou o marcador, com um grande golo de Alan, aos 19 minutos, um remate de fora da área, com o pé esquerdo, forte e colocado, sem hipóteses para Shay Given.
O Aston Villa parecia adormecido pelo futebol muito técnico dos bracarenses e só através de um lance de bola parada, um canto, criou perigo e quase marcou, mas Ciaran Clarke falhou o cabeceamento a escassos metros da baliza de Quim (24).
Mas a equipa da casa controlava o jogo e, aos 36 minutos, Nuno Gomes, algo apagado, esteve perto de concluir com êxito a melhor jogada colectiva da primeira parte, mas o cabeceamento saiu ao lado.
Pouco depois (39), a equipa inglesa chegaria ao empate, num lance em que ficou patente alguma descoordenação entre os centrais dos minhotos: centro de Luke Young da direita, Paulo Vinícius facilitou no corte e desentendeu-se depois com Ewerton e Charles N'Zogbia aproveitou e rematou de pronto, restabelecendo a igualdade.
O Sporting de Braga podia, ainda assim, ir para o intervalo a vencer, mas Imorou, após um grande passe de Hugo Viana, rematou ao poste (43).
No segundo tempo, com as várias alterações de parte a parte, a partida perdeu ritmo e qualidade, mas o sinal mais continuou a pertencer à equipa portuguesa.
Pizzi, aos 59, na cobrança de um livre direto, obrigou Shay Given a defesa atenta e, pouco depois (65), Ewerton desperdiçou a melhor oportunidade deste período ao cabecear por cima, mas em excelente posição, após excelente centro de Hugo Viana, um dos melhores em campo.
O Aston Villa respondeu logo a seguir (68), por Luke Young, e também de cabeça, mas igualmente por cima.
Antes do jogo, foram apresentados 27 jogadores e não houve nenhum reforço de última hora, notando-se apenas a ausência do avançado Douglas, que vai ser emprestado ao Beira-Mar.