Na atribuição dos Prémios Stromp, Frederico Varandas sublinhou a importância do jogo com o F. C. Porto, “rival que jamais deve ser confundido com quem o dirige”.
Corpo do artigo
Na véspera do jogo que fecha uma fase de grupos da Liga Europa conseguida, frente ao Sturm Graz, é o clássico com o F. C. Porto, na segunda-feira, que já está na cabeça leonina e que, sem surpresa, foi destaque no discurso do presidente. Frederico Varandas pediu uma enchente em Alvalade e reiterou críticas a Pinto da Costa. “Na próxima jornada temos a visita de um dos nossos dois grandes rivais. Receberemos uma das grandes instituições nacionais que merece todo o nosso respeito e que jamais deverá ser confundida com as pessoas que a dirigem. Peço aos nossos sócios e adeptos que transformem o sentimento de revolta e injustiça, com os azares que nos têm acontecido, num apoio positivo, enchendo o nosso estádio e agarrando na equipa sempre que ela precisar”, disse o líder sportinguista. “No futebol continuamos no topo da classificação e tudo faremos para continuar a demonstrar que temos sido a melhor equipa. Temos um grupo muito forte e fantástico de jogadores e um grande treinador”, acrescentou Varandas, reforçando que a época 2023/2024 tem um propósito: “Iniciar uma nova era”.
Ao contrário do que sucedeu nos últimos dois anos, estes Prémios Stromp apanham o leão na liderança do campeonato, a respirar um otimismo moderado e na expectativa de que na gala de 2024 o futebol volte a fazer-se sentir mais intensamente entre os premiados. Não é o caso da que decorreu ontem, já que apenas Gonçalo Inácio, beneficiando de uma categoria exclusiva para o futebol (futebolista do ano), e Ousmane Diomande, uma das duas revelações, se intrometem numa lista dominada pelas modalidades.
Atribuídos pelo Grupo Stromp desde 1963, os Prémios Stromp (nome que presta tributo a Francisco Stromp) voltaram a dar a colocar o futsal do clube, campeão e finalista vencido da Champions, no mais alto pedestal, com Zicky Té e Nuno Dias a receberem os galardões referentes ao Atleta do Ano e ao Treinador do Ano. Ainda assim, o futsal sportinguista não negou à equipa masculina de judo a distinção de Equipa do Ano. A Atleta do Ano foi a voleibolista Daniela Loureiro, enquanto Tiago Abiodun (ténis de mesa) foi a outra revelação de 2023.
Prémios Stromp 2023
Prémios por escolha
O atleta do ano: Zicky Té (futsal)
A atleta do ano: Daniela Loureiro (voleibol)
Equipa do ano: Equipa masculina de judo
Revelação: Ousmane Diomande (futebol) e Tiago Abiodun (ténis de mesa)
Futebolista do ano: Gonçalo Inácio
Técnico: Nuno Dias (futsal)
Coordenador: José Carlos Reis (diretor-técnico e operacional das modalidades)
Dirigente: André Bernardo (vice-presidente do clube e administrador da Sporting SAD)
Academia: Geovany Quenda
Sócio: Ximenes Abreu (patrocinador do clube)
Dedicação: Supporting (grupo musical leonino)
Saudade: Adérito Ribeiro
Especial funcionário: Ilídia Mateus (departamento de recursos humanos)
Especial preparador físico: Gonçalo Álvaro (futebol)
Especial núcleos: Núcleo do Sporting Clube de Portugal ‘Os Leões de Olhão’
Especial gratidão: António Dias Cunha
Prémios por inerência Europeu
Auriol Dongmo (atletismo)
Tiago Santos (kickboxing)
Hugo Figueiredo (duatlo)
Bárbara Silva (kempo)
Equipa masculina de corta-mato
Gonçalo Sampaio, João Teles, Nuno Santos, Vicente Colaço, Maria Marvão, Mónica Lima, Íris Fernandes, Leonor Malho e Sofia Lopes
(ginástica acrobática)
João Soldado (ténis de mesa adaptado)
Mundial
André Almeida, Diogo Matos e Vicente Pereira (natação adaptada)
Carina Paim (atletismo paralímpico)
André Santos (kickboxing)
Diogo Abreu, Pedro Ferreira e Sofia Correia (ginástica trampolim)
À margem
Gyokeres entre os melhores suecos
Viktor Gyokeres, que chegou esta época a Alvalade, está na corrida ao prémio de melhor avançado sueco de 2023. o goleador sportinguista integra o lote de três finalistas e discutirá o galardão com Claesson (Copenhaga) e Alexander Isak (Newcastle).
Árbitro escocês para o Sturm Graz
William Collum, 44 anos, foi o nomeado pela UEFA para arbitrar a receção do Sporting ao Sturm Graz, da sexta e última jornada do Grupo D da Liga Europa, enquanto Stuart Attwell será o videoárbitro. Nos jogos anteriores dirigidos pelo escocês, os leões nunca venceram.