O Sporting venceu, esta quarta-feira, o Santa Clara, por 2-1, após prolongamento, e garantiu a presença nos quartos de final da Taça de Portugal. Depois da derrota, para o campeonato, frente aos açorianos, a equipa de João Pereira sofreu muito, mas acabou por concretizar o objetivo com golos de Harder e Gyokeres.
Corpo do artigo
Após ter surpreendido Alvalade, na 12.ª jornada do campeonato, impondo uma das quatro derrotas consecutivas, em todas as provas, sofridas por João Pereira, o Santa Clara voltou a apostar na mesma estratégia na visita à capital.
Com uma linha defensiva de cinco elementos e um meio-campo reforçado, o conjunto açoriano conseguiu condicionar o futebol dos leões, que demoraram um quarto de hora a criar perigo.
Grande passe de Debast a lançar Geny, com o moçambicano a cruzar para Quenda que, com a baliza toda à disposição, atirou ao lado. Em cima do intervalo os adeptos sportinguistas chegaram a festejar, depois de um remate de Hjulmand ter embatido no poste e nas costas do guarda-redes antes de entrar, mas o lance foi anulado por mão na bola do médio dinamarquês.
Já na segunda parte, o Sporting viu Trincão desperdiçar uma recarga após defesa incompleta de Neneca e foi apenas depois de João Pereira mexer na equipa que surgiu o golo. Aos 74 minutos, o cruzamento de Quenda encontrou o recém-entrado Harder, que assinou o 1-0.
No terceiro dos cinco minutos de compensação dados pelo árbitro, o Santa Clara perdeu uma oportunidade de ouro de adiar as decisões para o prolongamento, mas o tempo extra acabaria mesmo por ser uma realidade.
Já depois de uma grande defesa de Franco Israel, um canto a favor dos insulares terminou com o golo de Pedro Ferreira, aos 90+8 minutos.
Já na segunda parte do prolongamento, um erro infantil de Frederico Venâncio - falhou o atraso para o guarda-redes - abriu caminho a Viktor Gyokeres, que não perdoou a oportunidade e selou o apuramento para os quartos de final.