A Taça de Portugal de futebol ficará esta época na região do Porto ou no Minho, com as últimas equipas do sul e insulares a caírem hoje, nos quartos de final da competição.
Corpo do artigo
FC Porto, Sporting de Braga, Rio Ave e Gil Vicente - este o 'sobrevivente' da II Liga - formam o quarteto que irá decidir, em jogos a duas mãos, em fevereiro, as duas equipas que avançam para a final do Estádio Nacional, na segunda mais importante prova do calendário português.
Com as eliminações prematuras do Sporting, detentor do troféu e líder isolado do campeonato, e do Benfica, os 'dragões' passam a ser a equipa mais cotada em prova, mas o último dos três 'grandes' na corrida teve muito mais dificuldades que o que esperava para passar no Bessa.
Depois dos 5-0 de domingo passado, em jogo da 17.ª jornada, contra o mesmo adversário, o FC Porto não foi agora além de 1-0, com um golo do argelino Brahimi, aos 24 minutos, e beneficiando de um penálti desperdiçado pelos 'axadrezados', aos 90+5.
Uma carga ilegal de Martins Indi sobre o jovem brasileiro Douglas Abner justificou o castigo máximo, que Abner, muito nervoso, atirou de forma a permitir a defeda de Helton.
O Sporting de Braga, finalista vencido em 2015, é o outro forte candidato a marcar presença no Estádio Nacional, depois de um triunfo claro por 2-0 sobre o Arouca.
Com dois golos em três minutos - Hugo Basto na própria baliza, aos 57, e Stojiljkovic, aos 60 -, os 'arsenalistas' ganharam no estádio municipal de Braga, como se esperava, e vão reencontrar o Rio Ave, a 01 de fevereiro (em casa) e 29 de fevereiro (em Vila do Conde).
O Rio Ave, que na I Liga segue em sexto e luta pelo acesso à Liga Europa, também não descurou a Taça de Portugal e impôs-se ao Estoril-Praia por 3-0, assegurando a terceira presença consecutiva nas 'meias'.
Um golo de Tarantini, logo aos seis minutos, permitiu que a equipa vila-condense chegasse ao intervalo já em vantagem, tendo Krovinovic, aos 53, e Edimar, aos 76, confirmado a vitória da equipa da região do Porto.
Apesar de estar na II Liga (atual quinto classificado), o Gil Vicente confirmou que continua a ser uma equipa de bom nível e impôs-se com toda a justiça ao Nacional, do primeiro escalão, que no entanto terá acusado algum cansaço por ter jogado na segunda-feira para a I Liga.
O jogo terminou com 1-0 para a equipa de Barcelos, com o único golo a ser marcado pelo defesa cabo-verdiano Pecks, aos 31 minutos.
O próximo adversário do Gil Vicente é o FC Porto, com a primeira mão em Barcelos e a segunda no Dragão.