A judoca portuguesa Telma Monteiro conquistou hoje, sábado, a medalha de prata na final dos mundiais de judo de Tóquio que disputou contra a japonesa Kaori Matsumoto e que perdeu por ippon.
Corpo do artigo
A judoca portuguesa cedeu no prolongamento perante uma judoca que não perdeu nenhum combate este ano e que anteriormente já tinha derrotado Telma Monteiro em finais de competições no Rio de Janeiro e em Dusseldorf.
A atleta japonesa, que hoje completa 23 anos, conquistou a sua primeira medalha em mundiais, começando pelo ouro.
Telma Monteiro, de 24 anos, segunda do ranking mundial na categoria de menos de 57 quilogramas, junta este título a duas outras medalhas de prata nos mundiais de 2007 e 2009 e bronze em 2005, a três títulos de campeã da Europa de seniores em 2006, 2007 e 2008, ao ouro nos campeonatos europeus de sub-23 em 2005 e 2006 e ao título de campeã europeia de juniores em 2004.
A judoca portuguesa conta com várias vitórias em taças do mundo e outros torneios e com medalhas de prata e bronze em campeonatos europeus e taças do mundo.
Dos restantes três judocas portugueses que hoje competiram em Tóquio, dois foram eliminados ao terceiro combate (João Pina e André Neves) e Ana Cachola (menos 63 kg) foi eliminada logo no primeiro combate por uma atleta cubana que conquistou bronze.
João Pina (menos de 73 kg) foi eliminado pelo holandês Dex Elmont, que chegou à final e ganhou prata, enquanto André Neves (menos 73 kg) perdeu com o sul-coreano Ki-Chun Wang, que conquistou uma medalha de bronze.
Telma Monteiro (menos 57 kg) eliminou no primeiro combate a vietnamita Thi Lan Nguyem em 57 segundos com dois waza-ari (meio ponto), ganhou o segundo combate à russa Ekaterina Melnikova por waza-ari, e ultrapassou o terceiro combate vencendo a grega Ioulietta Boukouvala com dois Yuko.
Na semi-final, a judoca portuguesa derrotou a austríaca Sabrina Filzmoser por waza-ari.
Na categoria feminina de menos de 57 Kg, as restantes medalhas (de bronze) foram para a grega Ioulietta Boukouvala e para a austríaca Sabrina Filzmoser, ambas derrotadas por Telma Monteiro neste mundial.
Na categoria feminina de menos de 63 kg, os dois primeiros lugares foram para japonesas, com Yoshie Ueno com a medalha de ouro e Miki Tanaka com a de prata, cabendo o bronze à cubana Yaritza Abel e à azeri Ramila Yusubova.
Nos masculinos, em menos de 73 kg, o campeão foi o japonês Hiroyuko Akimoto, a medalha de prata coube ao holandês Dex Elmonte, e ficaram com medalhas de bronze o japonês Yasuhiro Awano e o sul-coreano Ki-Chun Wang.
Domingo, é a vez de os últimos portugueses competirem nos mundiais de judo de 2010: na categoria de menos de 66 kg masculinos Pedro Jacinto, na de menos de 52 kg femininos Joana Ramos e na de menos de 48 kg femininos Leandra Freitas.
Os mundiais do Japão, que se iniciaram quinta feira, dia 9 de setembro, encerram segunda feira com os "open" masculinos e femininos, em que se podiam inscrever atletas com qualquer peso e em que não estarão presentes portugueses.