A judoca Telma Monteiro foi hoje, quarta-feira, afastada da defesa do título europeu de -57 kg, ao perder com a italiana Giulia Quintavalle, campeã olímpica, no seu segundo combate nos Europeus da modalidade, em Viena.
Corpo do artigo
Telma defendia o título conquistado em Abril do último ano na Geórgia, mas perante Quintavalle não foi capaz de repetir a façanha dos últimos Mundiais, quando derrotou a judoca transalpina.
Com um sorteio difícil, a judoca portuguesa, número dois do "ranking" mundial, começou por derrotar, no primeiro combate do dia, a eslovena Tina Trstenjak, por yuko, seguindo-se então o despique com a campeã olímpica.
Quintavalle, que derrotara em apenas 36 segundos (por ippon) a belga Julie Bayens, impediu o quarto título europeu de Telma, dois deles na categoria de -52 kg, num combate decidido pela pontuação máxima.
A judoca italiana pontuou primeiro para waza-ari e a dois minutos e 41 segundos de combate bateu Telma Monteiro por ippon.
Fora da discussão do ouro, a judoca do Benfica vai discutir agora as repescagens - lutará com a sérvia Jovana Rogic - e será aí que ainda poderá chegar à discussão por uma medalha de bronze.
Em outros combates a manhã não foi favorável aos portugueses, com Leandra Freitas (41.ª do ranking mundial), em -48 kg, a perder com a russa Liudmila Bogdanova, num despique definido por yuko.
Joana Ramos (-52 kg), que tem feito uma boa época, também esteve muito aquém das suas possibilidades, ao ser eliminada frente à judoca checa Lucie Chytra, por ippon, e depois de ter tido uma vantagem de yuko.
Em masculinos, Diogo César, em 66 kg, perdeu igualmente no primeiro combate, perante o moldavo Victor Scvortov, por yuko.