Avançado formado nos leões, agora emprestado por época e meia no Estugarda, da Liga alemã, destacou a importância de Cristiano Ronaldo na escolha e aborda a saída de Alvalade.
Corpo do artigo
Em entrevista aos órgãos do Estugarda, o atacante de 19 anos, que no primeiro jogo a titular pelos alemães marcou um bis, disse que, aos 12 anos, escolheu o Sporting no lugar do Benfica porque os leões têm "uma das melhores academias de futebol do Mundo". Além disso, confessou: "Cristiano Ronaldo foi outra das razões e argumentos para a minha escolha".
Como estão os seus conhecimentos de alemão?
Estou aqui para aprender a língua. Ich bin Tiago. Olá eu sou o Tiago foi a primeira frase que aprendi. Mas naturalmente isso não chega para se saber uma língua.
Muito mais bonito é deixar que os golos falem por si. Como viveu a estreia com a camisola do Estugarda?
Fiquei muito contente pelos meus primeiros dois golos, apontados frente ao Leverkusen. Esses golos dão-me confiança para os próximos desafios. Infelizmente, não conseguimos somar qualquer ponto. Temos uma jovem mas talentosa equipa. Estamos muito motivados. Temos uma grande ambição. Queremos melhorar todos os dias para conseguirmos alcançar os melhores resultados possíveis.
Após o golo frente ao Leverkusen pegou numa das caneleiras e apontou-a para a câmara. O que de tão especial tinha aquela caneleira?
Foi uma forma de cumprimentar as pessoas que são importantes para mim, que estão sempre comigo, a minha família e os meus amigos. As caneleiras têm fotos dessas pessoas que me dizem muito.
Pela primeira vez na sua carreira, está longe da sua cidade, Lisboa. Quais as primeiras impressões desta nova vida?
Novo país, nova língua, nova cultura. Ainda é tudo desconhecido para mim. Mas, como sou uma pessoa aberta, não tenho dúvidas de que vou conseguir integrar-me rapidamente. Todos no clube estão a ajudar-me para que a minha adaptação ao Estugarda e a Estugarda suceda de forma mais rápida possível. Além disso, tenho o acompanhamento e apoio da minha família e meus amigos, que me acompanharam para Estugarda. Acho que rapidamente irei sentir-me em casa.
O tempo é que poderia ser melhor (risos). Em Lisboa há mais sol. O que lhe veio à cabeça quando tomou conhecimento do interesse do Estugarda?
Após não conseguir ter o tempo de jogo esperado no Sporting, considerámos, eu, a minha família e o meu agente (Carlos Gonçalves) a hipótese de sair para um outro clube por forma a jogar mais. Quando soube do interesse do Estugarda fiquei imediatamente entusiasmado. O clube é um dos grandes da Alemanha e tem muita história. Em antecipação, fui ver alguns jogos do Estugarda de modo a conseguir ter uma melhor ideia sobre o clube. Fiquei logo convencido de que era a melhor opção. Estou contente que a transferência se tenha concretizado.
Já conseguiu ver alguma coisa da cidade?
Com os meus amigos, que me acompanharam de Portugal até Estugarda, traçámos um plano e organizámo-nos de modo a começar a conhecer a cidade. Estivemos, por exemplo, na Torre de Estugarda e no jardim zoológico.
Nas redes sociais colocou imagens em que se percebe que até conseguiu tocar nos elefantes. Como é que isso se proporcionou?
Estivemos junto aos elefantes mesmos antes de o jardim zoológico encerrar. Como os elefantes estavam a cumprir o percurso para o local onde ficam à noite, um domador de animais perguntou se queríamos vê-los ainda mais próximo. Foi muito impressionante estar tão próximo de animais tão grandes.
No tempo livre, o Tiago é alguém que gosta de fazer diversas atividades?
Também gosto de ficar no sofá e ver séries, mas quero muito conhecer o meu novo contexto, a cidade, as pessoas e a cultura.
Nas redes sociais tem comunicado bastante com o Gonçalo Paciência, avançado do Eintracht Frankfurt. De onde é que se conhecem?
Somos da mesma agência (ProEleven) e conhecemo-nos daí. Após a minha mudança para o Estugarda, ele enviou-me logo uma mensagem a dizer que estaria disponível para me ajudar em qualquer situação que surgisse.
Gonçalo Paciência foi formado no FC Porto, já o Tiago fez a formação no Sporting. Porque escolheu jogar no Sporting?
Naquela altura [ndr: ainda no Estoril Praia], tive de tomar uma decisão: Sporting ou Benfica. Escolhi o Sporting porque tem uma das melhores academias de futebol do Mundo. Além disso, o Cristiano Ronaldo foi outras das razões e argumentos para a minha escolha, porque foi no Sporting que ele também fez a sua formação. E no Sporting proporcionou-se a oportunidade de me tornar profissional.
Já conseguiu identificar uma diferença entre o futebol em Portugal e na Alemanha?
Na Bundesliga, os jogos são mais intensos e mais físicos. Durante o jogo, somos obrigados a constantes vaivéns, há mais transições. Em Portugal, atribui-se grande importância à técnica. A atmosfera nos estádios alemães é impressionante. Aqui, em Estugarda, os adeptos vivem o jogo e o clube com paixão exacerbada. E eu gosto disso.
O jogo com o Bochum (neste sábado) será muito importante para o Estugarda. Como encara esse desafio?
Ultimamente não temos conseguido alcançar resultados positivos. Mas temos uma boa equipa. Com o apoio dos adeptos, vamos sem dúvida lutar pela conquista dos três pontos.