Artur Jorge, novo técnico do Sporting de Braga, marcou um golo, há 20 anos, num êxito frente ao Sporting, por 4-2. Reencontro neste domingo na "pedreira".
Corpo do artigo
Artur Jorge deixou a marca pessoal, no último jogo com o Sporting, em casa, para a Liga, disputado no Estádio 1.º de Maio. 30 de setembro de 2002, pouco falta para fazer 20 anos. O antigo central marca o segundo golo do Braga, no triunfo por 4-2, sob o comando do espanhol Fernando Castro Santos. Os leões, que eram os campeões em título foram batidos no mítico recinto bracarense. Antes da meia hora inicial e já com a equipa a vencer 1-0, Artur Jorge concluiu, de cabeça, um livre de Castanheira. No decorrer do jogo, o então defesa ainda evitou, sobre a linha fatal, um tento de Ricardo Quaresma.
Foi a única vez que Artur Jorge marcou, em casa, ao Sporting. Na época seguinte, já no Estádio Municipal de Braga, o antigo central não participou no jogo frente aos leões, que a equipa lisboeta venceu por 3-2, tendo entretanto rumado ao Penafiel, onde acabou a carreira de jogador.
Como treinador, Artur Jorge dirigiu cinco jogos do Braga na Liga, na reta final de 2019/20, mas o Sporting não foi um desses adversários. Contudo, como jogador, ajudou, com o referido triunfo de 2002/03, a consolidar a tendência de maior sucesso, nas receções dos arsenalistas aos três grandes. Nos últimos 20 anos, é frente ao Sporting que os guerreiros alcançaram o maior número de vitórias em casa (oito), contra seis com o Benfica e cinco face ao F.C. Porto. No entanto, nos dois últimos campeonatos e sob a orientação de Carlos Carvalhal, os leões venceram na "pedreira" por 1-0 e 2-1.
Curiosamente, o último empate neste duelo aconteceu há 28 anos: 29 de maio de 1994 (1-1), então com Fernando Pires a responder a um golo de Luís Figo.