No licenciamento para as competições europeias de 2023/2024, a UEFA vai incentivar que os clubes apoiem o futebol feminino, de acordo com o regulamento do organismo que rege a modalidade no continente.
Corpo do artigo
Este requisito para disputar as competições europeias masculinas corresponde a uma medida excecional de apoio ao futebol feminino, com a criação de uma equipa, sénior ou de formação, para participar em competições oficiais, o apoio a um clube ou a uma organização de iniciativas definidas pela federação nacional.
O regulamento de licenciamento e sustentabilidade financeira da UEFA, aprovado na semana passada e que entra em vigor em 1 de junho deste ano, tendo em vista o quadriénio 2019-2024, prevê, no seu artigo 21.º, que os clubes "patrocinem" a vertente feminina, com uma das três ações referidas.
Dos potenciais qualificados para as provas europeias de clubes de 2022/2023, ainda não abrangidos por este regulamento, apenas o F. C. Porto, que lidera a Liga, Tondela e Mafra, que tal como os dragões disputam as meias-finais da Taça de Portugal, não detêm equipas femininas.
No entanto, estes requisitos são classificados como "critério B", sendo o seu incumprimento penalizado com multas, com valores por definir, sem impedir a participação nas competições europeias.