Nos jogos da fase de grupos da Liga dos Campeões desta semana, os árbitros usarão equipamentos exclusivos para promover a nova campanha “Seja um árbitro!” da UEFA. Esta iniciativa visa atrair 40 mil novos árbitros em cada temporada.
Corpo do artigo
Os árbitros nomeados para os duelos da fase de grupos da Liga dos Campeões, desta terça e quarta-feira, usarão equipamentos exclusivos para promover a campanha “Seja um Árbitro!” da UEFA. Esta campanha, lançada no final de agosto, pretende inspirar os jovens europeus a seguir o caminho da arbitragem. O objetivo é recrutar 40 mil novos árbitros a cada temporada.
Renomadas figuras da arbitragem como Danny Makkelie, Jesús Gil Manzano, Szymon Marciniak e Daniele Orsato encabeçam a lista de juízes que usarão estes novos equipamentos com o lema “Be a Referee!”. Para além desta iniciativa, que conta com a colaboração das associações de árbitros nacionais, serão exibidas mensagens nos estádios e nas partidas com transmissão televisiva.
"Esta campanha tem um significado imenso para o futuro do futebol, uma vez que os árbitros desempenham um papel fundamental na salvaguarda do jogo no campo. Além de melhorar a condição física e de uma profunda compreensão do futebol, a arbitragem pode dotar os jovens de competências de vida inestimáveis que irá atendê-los dentro e fora do campo”, explicou Zvonimir Boban, Chefe de Futebol da UEFA e Diretor de Desenvolvimento Técnico.
"Ser árbitro é uma tarefa muito difícil e a coragem é o valor mais importante da arbitragem. Proteger o futebol e proteger a imagem do jogo é o nosso objetivo comum", concluiu Roberto Rosetti, responsável pela arbitragem da UEFA.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF), em prol desta campanha, trabalha em colaboração com escolas e universidades, onde os alunos são convidados a dirigir jogos para serem selecionados para arbitrar competições regionais e frequentarem cursos sobre as leis do jogo.