Vice-campeão nacional vence lanterna-vermelha com um golo de João Mário, sobrevive a um par de sustos e mantém-se perto do Benfica e à espera do que o Sporting fará hoje em Portimão.
Corpo do artigo
“Com 1-0 já ficaria feliz”. As palavras de Sérgio Conceição, na antevisão do encontro, tiveram o que seu quê de premonitório e foi mesmo pela margem mínima que os azuis e brancos garantiram uma vitória importantíssima a fechar 2023. O F. C. Porto continua, assim, a dois pontos do Benfica e à espera de uma prenda de Ano Novo, esta noite, quando o Sporting tentar, em Portimão, recuperar a liderança do campeonato.
Além de adivinhar os problemas que o Desportivo de Chaves poderia causar na Invicta – que se confirmaram em absoluto –, o técnico dos dragões também tinha dado a entender que os adeptos poderiam esperar uma variação tática e foi isso mesmo que aconteceu. Galeno e Evanilson começaram no banco de suplentes e as titularidades de André Franco e Toni Martínez transformaram o habitual 4x2x3x1 num 4x4x2 mais clássico, com Taremi a fazer dupla de ataque com o avançado espanhol e Pepê a transformar-se num “joker” sem amarras táticas.