Vitória de Guimarães celebra 100 anos na quinta-feira. Clube é um símbolo especial da cidade.
Corpo do artigo
Um dos clubes mais carismáticos do futebol nacional, o Vitória de Guimarães, celebra na quinta-feira 100 anos. É um registo assinalável por parte do emblema minhoto, que no futebol tem como expressão maior a conquista de uma Taça de Portugal e de uma Supertaça, além de ser conhecido pela enorme paixão dos adeptos, seguidores fiéis de um clube que é um grande símbolo da cidade e também um exemplo de ecletismo.
Para a celebração do aniversário, está marcada a Gala do Centenário, na quinta-feira, a partir das 18.30 horas no Pavilhão Multiusos, onde serão entregues os emblemas comemorativos aos sócios que completam, este ano, 50 e 25 anos de filiação, mas também será revelado o Onze e o Treinador do Centenário, resultado de uma votação aberta aos sócios.
Estes 100 anos de Vitória de Guimarães ficam marcados por momentos desportivos históricos que ajudaram a projetar o clube no panorama nacional e também a aumentar o número de adeptos. Desde logo, a primeira conquista nacional no futebol, a Supertaça de 1988, quando uma das mais carismáticas equipas do clube venceu a Supertaça ao F. C. Porto, que na época anterior tinha sido campeão nacional e vencedor da Taça de Portugal. Mais de 20 anos depois, em 2013, chegou o segundo momento de glória, a Taça de Portugal alcançada no Jamor frente ao Benfica, por 2-1.
A história do clube, fundado a 22 de setembro de 1922, também está marcada pelo crescimento das infraestruturas, desde a remodelação do Estádio D. Afonso Henriques, antes do Euro 2004, até à construção do complexo desportivo, em 1980, este último uma obra visionária e que também contribuiu para a projeção da equipa de futebol no panorama nacional. Em 100 anos, o Vitória de Guimarães também teve gestos de gratidão com os maiores símbolos do clube e soube imortalizar Neno, ao batizar uma das bancadas do estádio com o nome do antigo guarda-redes, falecido em 2021.
Agora com António Miguel Cardoso com presidente, o futuro assenta em dois pilares: a aposta contínua na formação de talentos para a equipa principal e a reestruturação financeira. O presidente da SAD foi eleito em março deste ano e quando assumiu a liderança definiu o principal desígnio com clareza: "O meu objetivo é por o Vitória no caminho certo, recuperar a mística do clube".
DEZ MOMENTOS MARCANTES
(1942) Estreia no Campeonato Nacional
A temporada 1941/42 foi a primeira em que o campeão da A.F. Braga marcou presença no campeonato nacional, sendo o Vitória de Guimarães o representante do distrito.
(1965) Inaugurado o D. Afonso Henriques
A 3 de janeiro de 1965, ainda com obras a decorrer, é inaugurado o Estádio Municipal de Guimarães, renomeado D. Afonso Henriques 30 anos depois. Recebeu obras em 2002, para receber jogos do Euro 2004.
(1969) Primeiro jogo europeu
A temporada 1969/70 marca o início das aventuras europeias. O primeiro encontro, a contar para a Taça das Cidades com Feira, resultou num triunfo caseiro, por 1-0, frente aos checos do Banik Ostrava.
(1980) Criação do complexo desportivo
Os vimaranenses tornaram-se no primeiro clube a investir numa infraestrutura própria para o treino de futebol, que sofreu várias obras de requalificação ao longo dos anos.
(1987) Quartos de final na Taça UEFA
Com Marinho Peres como treinador, o V. Guimarães registou uma temporada histórica - a de 1986/87. Nesse ano, o clube chegou aos "quartos" da Taça UEFA, atual Liga Europa, e terminou na terceira posição da Liga.
(1988) Primeiro troféu nacional
O primeiro título do palmarés nacional dos conquistadores chegou em 1988, quando o V. Guimarães se superou ao F. C. Porto, na Supertaça. Venceu em casa (2-0) e empatou nas Antas (0-0).
(1991) Campeão nacional de juniores
A aposta na formação vimaranense trouxe três títulos: um de juniores, outro de juvenis e outro de iniciados. O primeiro chegou em 1991, quando o V. Guimarães se sagrou campeão nacional de juniores.
(2007) Regresso à Primeira Liga
Se a temporada 2005/06 marca a despromoção, a temporada seguinte foi motivo de grande celebração. O V. Guimarães encheu estádios na Liga 2, fechou a época no segundo lugar e voltou ao convívio dos grandes.
(2008) Título nacional de voleibol
Também nas modalidades, os vimaranenses deram cartas. Um dos principais títulos foi a conquista do campeonato pela equipa de voleibol, em 2007/08. O clube também tem tradição no polo aquático.
(2013) Conquista da Taça de Portugal
Depois de cinco presenças na final da Taça de Portugal sem sucesso, à sexta tentativa foi de vez. Os vimaranenses, treinados por Rui Vitória, bateram o Benfica por 2-1 no Jamor e levantaram o troféu.