O Valência regressou, este domingo, às vitórias na liga espanhola de futebol, após três derrotas consecutivas, com o triunfo por 1-0 no terreno do Getafe, na 12.ª jornada.
Corpo do artigo
Um golo solitário do colombiano Dorlan Pabon, a quatro minutos do intervalo, chegou para a equipa orientada por Miroslav Dukic conquistar os três pontos, o que não sucedia desde a sétima jornada, quando ganhou em casa ao Rayo Vallecano por 1-0.
A partir daí, o Valência registou um empate e três derrotas, mas o resultado de hoje colocou o clube dos internacionais portugueses Ricardo Costa, João Pereira e Hélder Postiga na primeira metade da tabela: é nono, mas ainda a título provisório.
No jogo de hoje, Ricardo Costa foi o único português a alinhar. João Pereira vai estar parado duas semanas devido a uma lesão muscular e Hélder Poatiga não saiu do banco.
No sábado, Cristiano Ronaldo marcou mais dois golos pelo Real Madrid, que quase deixou fugir uma cómoda vantagem de 3-0 no reduto do vizinho Rayo Vallecano (3-2).
Ronaldo, que assumiu a liderança dos marcadores, com 13 tentos, faturou aos três minutos de cada parte, o segundo tento já depois de o francês Karim Benzema também ter marcado, aos 31.
Na resposta, Jonatahn Vieira marcou também dois golos quase de rajada (53 e 55 minutos), em dois penáltis, o primeiro cometido pelo internacional luso Pepe, que foi titular, tal como Fábio Coentrão, substituído por lesão.
Com o triunfo, o Real Madrid recolocou-se a seis pontos do líder FC Barcelona, que sexta-feira recebeu e bateu o Espanyol por 1-0, graças a um tento do chileno Alexis Sanchez.
Nos outros encontros já disputados, destaque para a Real Sociedad, que recebeu e goleou o Osasuna por 5-0, com um "bis" de Iñigo Martinez e tentos de Ansotegui, do francês Antoine Griezmann e do uruguaio Gonzalo Castro. Os forasteiros jogaram com 10 desde os 50 minutos, altura em que já estava 2-0.
Por seu lado, o Almeria, com Nelson os 90 minutos e Hélder Barbosa desde os 74, ganhou em casa ao Valladolid por 1-0, graças a um tento de Rodri.