Cotação de mercado de Edwards (Sporting), Gonçalo Ramos e Enzo Fernández (Benfica) sobe. Mas a maior ascensão é protagonizada por António Silva, jovem central das águias.
Corpo do artigo
Os valores de mercado dos futebolistas da Liga foi atualizado, nesta sexta-feira, pelo "Transfermarkt", site especializado em mercado de futebol. Algumas cotações foram revistas neste que constitui o primeiro update desde o início da temporada 2022/23, dado que a anterior revisão datava de maio, após o final da época 2021/22.
De acordo com esta atualização, realce para a subida significativa dos valores de três jogadores do Benfica: Gonçalo Ramos, Enzo Fernández e António Silva. O avançado português, que estava avaliado em 14 milhões, e o médio argentino, cujo valor de mercado era de 15 milhões, passam a estar cotados em 20 milhões de euros cada. Já o jovem central luso, de 18 anos, protagonizou a maior ascensão percentual: a cotação disparou de 300 mil euros para quatro milhões de euros, o que se traduz numa valorização de 1233,3% do valor de mercado. Uma subida a premiar os cinco jogos do defesa pela equipa principal, constituindo uma das principais revelações deste início de época.
Outro nome em evidência na atualização é o de Marcus Edwards. O inglês do Sporting, que tem brilhado a nível interno e na Champions, continua o percurso ascendente, com o valor de mercado a fixar-se, agora, nos 20 milhões de euros.
No F.C. Porto, David Carmo (ex-Braga) viu o valor de mercado passar de 15 para os 20 milhões de euros, enquanto Pepê subiu de 18 para 20 milhões. Os dois jogadores constituíram as subidas mais sonantes dos campeões nacionais.
Destaque, igualmente, para as ascensões dos valores de dois avançados do Sporting de Braga: Vitinha e Simon Banza. O atacante português passou de seis para oito milhões de euros, ao passo que o valor de mercado do jogador francês saltou de cinco para sete milhões.
No topo das avaliações, Otávio, do F.C Porto, e Pedro Gonçalves, do Sporting, continuam a ostentar o título de jogadores mais valiosos da Liga, com a cotação de 30 milhões de euros cada. Um estatuto que ocupam desde a recente saída de Matheus Nunes do Sporting para o Wolverhampton. Em maio, o médio luso-brasileiro valia 35 milhões de euros e agora está cotado em 45 milhões de euros.