Feirense tem todos os escalões em atividade. Objetivo é que os jovens andebolistas cheguem aos seniores
Corpo do artigo
Quando souberam que a equipa principal ia defrontar o Sporting na Taça de Portugal, no final de janeiro, os responsáveis pelo andebol do Feirense encararam o sorteio "como um prémio pelo trabalho que vem sendo feito pelo clube nos últimos anos", sobretudo nos escalões mais jovens, cujo principal objetivo é "formar atletas para os seniores com a melhor qualidade competitiva possível", que sejam capazes de lutar por "objetivos ambiciosos". O sucesso do projeto mede-se numa equipa principal em que "apenas três jogadores não foram formados no clube", refere Manuel Gregório, coordenador do andebol fogaceiro há sete anos.
O Sporting confirmou o estatuto de favorito no jogo da Taça, mas o Feirense também soube rentabilizar a exposição mediática da eliminatória, "fundamental para avivar algumas mentes sobre o andebol na Feira". Com todos os escalões jovens em atividade, está pensada, na próxima época, a criação de um equipa sénior feminina, o único espaço em branco no cronograma da secção. "A evolução tem sido positiva, mas sabemos que temos de melhorar a captação, sobretudo no setor feminino", explica Manuel Gregório, que aponta à construção de um pavilhão próprio como "fundamental" para o crescimento do clube.
Torneio de Excelência
Armando Castro, o responsável pela secção, lembra que "o Feirense tem um projeto em curso para a construção de um pavilhão no complexo desportivo", sinal de que "a secção tem vindo a afirmar-se cada vez mais, mesmo dentro do clube". Afinal, estamos a falar de uma "referência do andebol de formação a nível nacional", como as frequentes presenças das equipas jovens fogaceiras em fases finais nacionais o demonstram, ainda que, por ali, o peso de um resultado nunca se sobreponha "aos valores sociais, como o espírito e a camaradagem que existe entre todos os atletas". "Se isso não estiver bem, a parte desportiva também não estará", acredita Manuel Gregório.
Para fortalecer este princípio, a secção organiza, de há sete anos para cá, uma gala anual, por altura do Natal, que junta cerca de 400 pessoas. Acrescentando as frequentes demonstrações em escolas e o Feira Handball Cup, "um torneio de excelência em Portugal", percebe-se que o andebol do Feirense está numa trajetória ascendente.
"Com as chamadas regulares de jogadores às seleções nacionais, com equipas nas fase finais, com os seniores na 2.ª divisão e os juniores e os juvenis na 1.ª divisão nacional, isto começa a ter mais visibilidade", sustenta Armando Castro.
B.I.
Clube Desportivo Feirense
Fundação: 18 de março de 1918 (secção de andebol: 2003)
Sócios: cerca de 3000
Atletas na formação: cerca de 200
Palmarés: Vencedor da 2.ª Divisão Nacional de juniores masculinos (2015/16), Campeão nacional de infantis femininos (2016/17), Campeão nacional de iniciadas (2018/19)
Treinos: todos os dias, das 18 às 21h30
Mensalidade: entre 20 e 30 euros