O F. C. Porto disse adeus à possibilidade de regressar às meias-finais da Liga dos Campeões, depois de uma primeira parte de altíssimo nível ter permitido ao Bayern de Munique dar a volta à derrota sofrida no Estádio do Dragão e selar a presença na próxima fase da prova.
Corpo do artigo
O triunfo, por 3-1, da semana passada dava esperança à equipa portuguesa, com Julen Lopetegui a apostar em Reyes e Martins Indi para os lugares dos castigados Danilo e Alex Sandro. Cedo se percebeu que a escolha do técnico basco não daria bons resultados.
Aos 14 minutos, Bernat cruzou da esquerda e Thiago Alcântara a surgir na pequena área para cabecear para o primeiro da noite. Apenas oito minutos depois, a formação bávara colocava-se na frente da eliminatória, em mais um lance no qual a defesa portista perdeu o duelo nas alturas: Badstuber ganhou a Marcano e Boateng levou a melhor sobre Casemiro para o 2-0.
O final da primeira parte foi horrível para o F. C. Porto. Aos 27 minutos, uma jogada brilhante resultou no 3-0: cruzamento incrível de Lahm, assistência, em vólei, de Mueller e conclusão perfeita de Lewandowski.
Mueller assinaria o 4-0 com um remate de fora da área que desviou em Indi e traiu Fabiano (36m), com Lewandowski a conseguir a mão cheia ainda antes do intervalo. Os alemães baixaram o ritmo no segundo tempo e o F. C. Porto aproveitou para dar um ar da sua graça e atacar bem mais.
Jackson fez o golo de honra dos portistas aos 73 minutos e, pouco depois, atirou ao lado, no lance que matou, de vez, a esperança azul e branca. Caso o colombiano tivesse marcado, o F. C. Porto ficava a um golo de se recolocar em lugar de apuramento.
Não o conseguiu e o Bayern fechou o jogo com um livre direto de Xabi Alonso (88m) para o 6-1 final e para o adeus portista às competições europeias.