O alemão Sebastian Vettel sagrou-se este domingo o mais jovem bicampeão mundial da Fórmula 1, aos 24 anos e 98 dias, confirmando-se como o sucessor natural do compatriota Michael Schumacher e abrindo a porta a uma nova era na categoria.
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O terceiro lugar no Grande Prémio do Japão, 15.ª etapa do Mundial de Fórmula 1, foi suficiente para Vettel (Red Bull-Renault) assegurar o título, quando faltam quatro provas para o fim do campeonato.
Vettel, cujo percurso na categoria rainha do desporto automóvel é um portento de precocidade, bateu em quase um ano o recorde do espanhol Fernando Alonso, que em 2006 se sagrou bicampeão aos 25 anos e 85 dias, e por mais de dois o de Schumacher, que conquistou o segundo título com 26 anos e 292 dias, em 1995.
Na temporada passada, o piloto da Red Bull já tinha sido coroado o mais jovem campeão mundial da história da Fórmula 1, retirando quase meio ano à idade com que o britânico Lewis Hamilton arrebatou o ceptro em 2008 e dando continuidade ao desempenho em 2009, quando se sagrou o mais precoce vice-campeão do Mundo.
Schumacher, Alonso e Hamilton estão a ser varridos por Vettel dos livros dos recordes da Fórmula 1: em 2007, tornou-se o piloto mais jovem a pontuar, na primeira prova em que participou, ao levar o BMW Sauber ao oitavo lugar no Grande Prémio dos Estados Unidos, e, alguns meses mais tarde, foi o mais jovem a liderar uma corrida, no Japão, já ao volante de um Toro Rosso.
Os espectadores do Grande Prémio de Itália de 2008 assistiram a uma série de máximos de precocidade estabelecidos pelo prodígio alemão, ainda na equipa satélite da Red Bull.
Em apenas um fim de semana, Vettel tornou-se o mais jovem a obter a "pole position", a ganhar uma corrida, e, consequentemente, a subir ao pódio e conquistar uma "dobradinha".
Em 2009, no Grande Prémio da Grã-Bretanha, fixou um novo marco de precocidade, ao conquistar a "pole", ganhar a corrida e estabelecer a volta mais rápida na mesma prova.
No ano seguinte, Vettel partiu para a última prova na terceira posição do campeonato, a 15 pontos do líder Alonso, mas conseguiu sair de Abu Dhabi com o título mundial, num ano em que ajudou a Red Bull a vencer o seu primeiro campeonato de construtores e foi o piloto mais jovem a repetir a vitória na mesma corrida, no Grande Prémio do Japão.
O domínio do germânico acentuou-se esta época e pode ameaçar os recordes de alguns históricos da Fórmula 1: em 15 corridas, Vettel só falhou o pódio na Alemanha (quarta posição), tendo ganho nove provas, sido segundo em quatro e terceiro numa -- hoje, no Grande Prémio do Japão --, com um total de 12 "pole positions" conquistadas.
Igualou o máximo de Alonso de 2006, com nove corridas consecutivas concluídas nos dois primeiros lugares no mesmo ano, e ameaça os recordes de Schumacher referentes ao maior número de vitórias (13, em 2004) e de presenças no pódio (pleno de 17, em 2002) na mesma época.
No sábado bateu o recorde de "poles" na mesma temporada, que Nigel Mansell fixara em 14 em 1992 e o máximo de vitórias partindo do primeiro lugar da grelha, também pertencente ao britânico (nove, também em 1992), está igualmente ameaçado, uma vez que este ano Vettel já soma oito.
Ameaçado está igualmente o máximo relativo ao número de presenças na primeira linha da grelha de partida na mesma época, partilhado por Alain Prost (1993) e Damon Hill (1996).
Vettel começou a reescrever a história da Fórmula 1 a partir do momento em que se sentou num monolugar. Em 2006, assumiu-se como o piloto mais jovem a participar num Grande Prémio, na Turquia, ainda que como terceiro piloto, tendo mesmo estabelecido a volta mais rápida da sessão.
Tal como a maioria dos actuais pilotos da Fórmula 1, começou muito novo a competir no karting, mas o único grande título fora da modalidade rainha surgiu em 2004, ao sagrar-se campeão da Fórmula BMW ADAC, numa carreira que passou também pela Fórmula 3 e pela Fórmula Renault.