O alemão Sebastien Vettel, bicampeão mundial de Fórmula 1, conquistou, este sábado, a 15.ª "pole position" da época, batendo o recorde do britânico Nigel Mansell, ao estabelecer o melhor tempo da qualificação para o Grande Prémio do Brasil.
Corpo do artigo
Ao volante de um Red Bull, Vettel foi o único piloto a rodar abaixo de 1.12 minutos, cumprindo a volta mais rápida ao circuito de Interlagos, em São Paulo, em 1.11,918 minutos, à frente do colega de equipa, o australiano Mark Webber, que gastou 1.12,099.
O piloto alemão, de 24 anos, fixou um novo máximo de "pole positions" na mesma época, superando as 14 conquistadas por Mansell em 1992, ao volante de Williams, mas numa altura em que o campeonato era composto por 16 corridas, contra as 19 da presente temporada.
Ao bater um recorde com 19 anos, que nem o compatriota Michael Schumacher conseguiu superar numa carreira em que conquistou sete títulos mundiais, Vettel está a fechar da melhor maneira o Campeonato do Mundo de F1 de 2011, do qual foi dominador incontestado.
O piloto germânico venceu 11 corridas e apenas falhou a "pole position" em Espanha, Grã-Bretanha, Alemanha e Coreia do Sul e apenas na prova "caseira" ficou fora da primeira linha da grelha de partida, mas, ainda assim, por pouco, ao arrancar da terceira posição.
Atrás dos dois Red Bull vão arrancar os dois McLaren, depois de os britânicos Jenson Button e Lewis Hamilton terem obtido o terceiro e quarto melhores registos, com 1.12,283 e 1.12,480 minutos, respectivamente, à frente do Ferrari do espanhol Fernando Alonso.