O presidente do Benfica disse, este domingo, que vai "ignorar" os autores de "irresponsáveis palavras e actos", depois de dirigentes do Sporting terem criticado as condições em que os adeptos foram recebidos no "dérbi" de sábado, ganho pelos "encarnados" (1-0).
Corpo do artigo
"Vamos ignorar e passar ao lado de quem pouco se importa com as consequências das suas irresponsáveis palavras e atos. Nós vamos continuar, como até aqui, a preocuparmo-nos apenas connosco, com aquilo que devemos fazer a cada dia sem olhar para o lado", lê-se numa mensagem de agradecimento aos adeptos pela sua "entrega e dedicação" à equipa de futebol, na qual Luís Filipe Vieira não se refere explicitamente ao Sporting.
Vieira sublinha que o jogo de "já passou" e é tempo de "preparar os próximos", na certeza de que há "um longo caminho a percorrer" e nada está ganho. "Se formos sérios teremos sucesso, se pensarmos só em nós estaremos mais próximos de atingir as nossas metas. Obrigado a todos pela vossa entrega e pelo vosso exemplo", concluiu o presidente do Benfica.
A nota publicada no sítio oficial do Benfica na Internet surge depois de o presidente do Sporting, Godinho Lopes, ter emitido um comunicado em que "lamenta as condições proporcionadas aos seus adeptos no Estádio da Luz", nomeadamente a entrada propositadamente lenta, falta de acesso a sanitários e bares, e sobrelotação do espaço disponibilizado nas bancadas.
O presidente dos "leões" disse ainda que "foi claro, para quem esteve junto dos adeptos, que a rede colocada prejudica claramente a visão", já depois de o vice-presidente Paulo Pereira Cristóvão ter considerado que os seguidores foram submetidos a "condições pré-históricas" e que "tudo o que é regulamento de segurança foi violado".
Numa primeira reacção, o director de comunicação dos "encarnados", João Gabriel, classificou a postura dos responsáveis do clube de Alvalade de "populista e demagógica durante toda a semana, em contraste com a direcção do Benfica".
Os dirigentes do Sporting prescindiram dos lugares na tribuna de honra e decidiram assistir ao jogo com os adeptos, depois de se saber que o Benfica iria estrear neste jogo uma "caixa" de segurança que delimita o espaço dos adeptos visitantes com barreiras acrílicas e uma rede.
Por outro lado, a direcção do Sporting disse que "não se revê nos danos causados após o jogo", em referência ao incêndio de cadeiras num dos sectores reservados aos adeptos "verde e brancos", que motivaram a intervenção dos bombeiros.