O Canelas, clube da AFP, foi destaque no jornal espanhol "El País". No texto publicado na quarta-feira, este jornal destaca os cubes que preferem perder do que jogar contra o Canelas, por terem medo.
Corpo do artigo
As notícias relacionadas com as 12 equipas da Associação de Futebol do Porto que aceitam perder por falta de comparência e pagar 750 euros por jogo para evitar alegada violência do Canelas 2010 chegaram a Espanha. "Sofremos ameaças, os árbitros são intimidados e não escrevem nos relatórios o que acontece", disse Manuel Gomes, presidente do Grijó, citado pelo "El País".
5465230
Num extenso artigo, o diário madrileno fala do clube que na sua fileira conta com vários membros da claque do Super Dragões, um grupo de adeptos do F.C.Porto. Entre as várias figuras que constituem a equipa, o jornal dá destaque a Fernando Madureira, mais conhecido por "Macaco", líder dos Super Dragões e um dos jogadores mais conhecidos do Canelas.
5467135
O assunto foi notícia no Jornal de Noticias no final de outubro. Na altura, os responsáveis pelo clube de Gaia rejeitaram as acusações, alegando, numa conferência de imprensa, que tudo se tratava de uma cabala contra o clube.
"Há motivações políticas por detrás disto. Apelo aos jogadores que venham jogar e dignificar o futebol. O futebol não se deve deixar envolver em polémicas políticas. Esta decisão tem motivações políticas", afirmou Fernando Madureira.
5467157
Na mesma semana, a AFP negou ter recebido queixas por parte dos clubes que competem com o Canelas.