No conjunto das cinco temporadas anteriores, F. C. Porto só perdeu mais pontos em Alvalade, em Braga e na Luz do que no estádio do Marítimo
Corpo do artigo
Após a conquista da Taça da Liga, a equipa portista volta na quarta-feira ao campeonato para um jogo tradicionalmente difícil nos Barreiros. Os números provam-no e, se forem levados em conta apenas os clubes que nas últimas cinco épocas estiveram sempre no escalão principal, constata-se que, a jogar em casa, só Sporting, Braga e Benfica tiraram mais pontos ao F. C. Porto do que o Marítimo desde 2017/18.
Com Sérgio Conceição ao leme, os dragões ganharam três vezes e cederam dois empates no Funchal, ou seja, conquistaram 11 pontos (em Alvalade e em Braga, somaram sete, e na Luz conseguiram 10 nos últimos cinco anos). Dois dos triunfos obtidos pelos dragões nos Barreiros foram pela margem mínima (1-0 em 2017/18 e 2-1 em 2020/21) e só por uma vez a margem foi um pouco mais folgada (2-0 em 2018/19).
Na temporada passada, o F. C. Porto ficou-se por uma igualdade (1-1), tal como em 2019/20 (1-1), sendo que o jogo do campeonato transato ficou marcado por fortes críticas dos dragões ao estado do relvado do estádio da equipa madeirense.
Esse problema parece não se pôr agora, embora Conceição já tenha alertado o plantel para as dificuldades e para a necessidade de dar sequência à vitória sobre o Sporting, que valeu mais um troféu ao clube da Invicta.